05 MAI 2014
Abertura oficial da 26ª Fecars

Aconteceu na manhã de sexta-feira, 02 de maio, a abertura oficial da 26ª FECARS – Festa Campeira do Rio Grande do Sul, no Parque Municipal de Eventos. Na quinta-feira, 1, algumas atividades já haviam sido desenvolvidas, como o laço executivo, destinado a prefeitos, vices e demais autoridades e também provas de rédeas.

Para o presidente do MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho, Manoelito Savaris, a FECARS é o momento de celebração da cultura pampeana e contribui para a renovação do compromisso do gaúcho de preservar nossa identidade cultural regional, “agradecemos à prefeitura de Viamão pelo esforço feito para a realização da nossa festa, há trinta dias atrás não imaginávamos ter um espaço como o que encontramos hoje”, destacou Manoelito. Outro ponto ressaltado pelo presidente foi o espírito de confraternização do evento, “o FECARS é muito mais do que uma competição, aqui reencontramos amigos, fazemos novas amizades”, finalizou.

Já o prefeito Valdir Bonatto, enalteceu a participação da cultura gaúcha na formação da identidade do viamonense, “Viamão talvez seja uma das cidades com maior número e CTG’s e piquetes, além de termos sido a primeira capital civil do Estado, nossa cidade foi palco do mais importante acontecimento da história gaúcha, a Revolução Farroupilha. Por esta razão a cultura tradicionalista está sempre presente, e esta festa ficará gravada na história de Viamão. Por isso sediar a FECARS nos enche de orgulho e queremos que todos se sintam em casa”, disse Bonatto.

Neste ano o homenageado da Festa Campeira é o senhor Benigno da Silva Pacheco. Nascido em Tapes, mudou-se para Porto Alegre em 1976 e em 1983 construiu e fundou na Capital o CTG Gildo de Freitas. Participante de inúmeros rodeios, é tricampeão brasileiro de rédeas cronometro veterano e bicampeão de rédeas desafio veterano.

Estiveram presentes à solenidade de abertura o presidente da Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha, Erival Bertolini, o representante do governo estadual, Rodi Borghetti, o deputado estadual, Jorge Pozzobom, representando a assembleia legislativa, e também o deputado estadual Ronaldo Santini. Ao final da cerimônia os participantes receberam a benção do padre Valdir Formentini.

A 26ª FECARS segue até o próximo domingo, 04, com extensa programação de provas campeiras. Simultaneamente à feira está acontecendo também a 23ª edição dos jogos tradicionais e o 15º seminário de cultura campeira.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024