02 MAI 2014
25% de pessoas do “grupo de risco” foram vacinadas

A campanha nacional de vacinação contra gripe segue até o dia 9 de maio. No último sábado, 26, a Secretaria de Saúde fez um levantamento dos números da ação, foram mais de 14 mil pessoas vacinadas, totalizando 25% da meta estipulada pela pasta. A novidade deste ano é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos. No ano passado, o público infantil foi de seis meses a menores de dois anos. O público-alvo da campanha é de 65 mil pessoas e a meta da pasta é vacinar 80% dessa população, considerada de risco para complicações por gripe.

Público alvo
Veja quem poderá receber gratuitamente a vacina contra a gripe, que protege contra três subtipos do vírus (H1N1, H3N2 e Influenza B):
Crianças de seis meses a cinco anos incompletos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) Idosos (a partir de 60 anos)
Gestantes puérperas (mulheres que deram à luz em até 45 dias)

Indígenas aldeados
Profissionais de saúde
Doentes crônicos sob recomendação médica

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Cuidados que podem evitar o vírus
Higienize as mãos com água e sabonete ou álcool em gel antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz, e após tossir, espirrar ou usar o banheiro.
Mantenha os ambientes ventilados.
Evite tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies.
Proteja com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de gotículas das secreções. Se não tiver lenços, proteja o rosto junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar.
Pessoas gripadas devem evitar o contato com outras pessoas suscetíveis. Se estiver gripado, evite aglomerações e ambientes fechados.
Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
Pessoas com suspeita ou confirmação de gripe devem ficar em repouso, ter uma alimentação balanceada e aumentar a ingestão de líquidos.

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% à mortalidade por complicações do Influenza.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024