02 MAI 2014
Cerimônia transfere a centelha da Chama Crioula da Fecars para Viamão

O vice-prefeito e secretário de Gestão e Relações Institucionais André Pacheco e a secretária de Cultura Gilmara Postiglioni participaram da cerimônia de transferência da centelha da Chama Crioula da Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars), na noite desta segunda-feira, 28, no município de Campo Bom. A cerimônia de transferência marca o encerramento da 25ª Fecars e o início da 26ª Fecars, que neste ano será realizada no Parque Municipal de Eventos de Viamão (localizado na ERS 040, Km 17, na Parada 69), durante os dias 1º, 2, 3 e 4 de maio. Com isso, também foi feita a transferência do cargo de presidente da Festa, que agora passa a ser Nairioli Callegaro.

Na oportunidade, o vice-prefeito André Pacheco ressaltou a importância do evento para preservar e enaltecer as tradições gaúchas. “Receberemos, de braços abertos, os representantes das 30 regiões tradicionalistas do Estado, o que nos honrará e reforçará a cultura tradicionalista no município.” Já o presidente do MTG Manoelito Savaris ressalta que o Fecars prioriza a essência do gaúcho, com suas provas campeiras.

O archote que trará a centelha da Chama Crioula para Viamão saiu hoje pela manhã de Campo Bom. Os cavaleiros devem chegar às 12h do dia 1º de maio, no Parque Municipal de Eventos. Às 14h ocorrerá a abertura do evento, com uma prova de Laço Executivo, da qual participam exclusivamente prefeitos, vice-prefeitos e autoridades. Já a abertura oficial da 26ª Fecars acontecerá na sexta-feira, dia 2, às 8h, com a apresentação das delegações das Regiões Tradicionalistas e a homenagem a Benigno da Silva Pacheco, fundador do CTG Gildo de Freitas, em Porto Alegre. Às 10h têm início as provas campeiras com as competições de laço nas suas diversas categorias.

O que é Fecars

Na sua 26ª edição, a Fecars é promovida pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho e realizada em parceria com a Prefeitura de Viamão, Fundação Cultural Gaúcha e 1ª Região Tradicionalista do RS. A Fecars é o maior evento do Movimento Tradicionalista Gaúcho. As atividades da Festa reunirão representantes classificados nas etapas regionais de todo o Estado, em competições campeiras e esportivas gaúchas. Em média, serão seis mil competidores, representantes das regiões tradicionalistas. Paralelamente às provas campeiras e esportivas, será realizado o 15º Seminário de Cultura Campeira. No mesmo local, também acontecem o 23º Jogos Tradicionalistas. A estimativa é que o evento reúna cerca de 20 mil pessoas durante os quatro dias.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024