O jornalista Jocimar Farina, de GaúchaZH destacou em sua coluna a agilidade de Viamão na aprovação do projeto de duplicação do Caminho do Meio:
“O primeiro trecho da duplicação do Caminho do Meio, enfim, vai sair do papel. O governo do Estado se prepara para lançar a contratação de quem vai realizar a ampliação de 11,4 quilômetros da via. O trecho que será duplicado é o de Viamão. A prefeitura foi a primeira a ter os projetos da obra aprovados pela Caixa Econômica Federal, que irá financiar a construção.”
“Duplicação
A ideia é duplicar a Avenida Protásio Alves, a partir da Avenida Saturnino de Brito, até a RS-040, em Viamão. Além disso, o trecho envolvendo a Estrada do Cocão, entre a RS-040 e a Avenida Frederico Dihl também receberia investimento.
Ao todo, 23,2 quilômetros irão receber mais pistas, corredor de ônibus, ciclovia, calçadas, novas paradas de ônibus e iluminação. Estudos feitos pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) apontam que, com a conclusão da duplicação, será possível ganhar 20 minutos de tempo no deslocamento entre as cidades, só no transporte público.
O edital vai dizer o tempo de execução da obra, mas a estimativa prevista é que a duplicação deverá durar três anos. A intenção do governo é poder iniciar a duplicação a partir de 2025. Além do investimento na duplicação, o governo ainda precisará realizar desapropriações de terra que serão necessárias.”