17 MAI 2024
GESTÃO
TURISMO
AERÓDROMO DE ÁGUAS CLARAS TORNA-SE PONTO PRINCIPAL DE POUSOS E DECOLAGENS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE NA REGIÃO METROPOLITANA
O Aeródromo de Águas Claras tem sido o principal ponto de pousos e decolagens de aeronaves de pequeno e médio porte, depois do fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, por conta do alagamento com as águas do Guaíba.

De acordo com o comandante Ondino Dutra, sócio-fundador do Aeródromo de Águas Claras, antes do alagamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, o aeródromo operava com 20 aeronaves por semana. “Depois do dia 3 de maio, passamos a operar com 100 a 150 aeronaves por dia. Passamos a ser uma das alternativas mais importantes do aeroporto Salgado Filho. Grande parte das aeronaves que se destinavam ao aeroporto, estão em Águas Claras, somado a uma série de aeronaves, em especial helicópteros, transportando suprimentos, resgatando pessoas, levando doações, remédios, para apoiar os desabrigados, bem como suporte para os serviços essenciais, como hospitais, farmácias, clínicas, etc.”

O Comandante Dutra ressalta que tudo isso só foi possível com a solidariedade. “Essa onda de solidariedade também se aplica a nós, aviadores. Vários colegas pilotos se voluntariaram. Nada está sendo cobrado das aeronaves que pousam aqui, graças ao apoio dos profissionais voluntários.”

Dutra avalia que o Aeródromo avançou muitos anos com a calamidade. A inundação não só causou isolamento de pessoas, como também destruiu parte da infraestrutura das rodovias no Estado. O meio mais eficiente para transporte de cargas, remédios, suprimento e doações, tem sido o helicóptero e o avião.

“Talvez se leve mais tempo do que gostaríamos para tudo voltar ao normal e isso vai fazer com que, aqui em Águas Claras, nos posicionemos como ponto fundamental para a retomada da aviação na Região Metropolitana. Cada um está dando aquilo que sabe mais. Nossa contribuição é na aviação. Estamos dando o que temos de melhor, nesse momento, em que as pessoas mais precisam”, finaliza o comandante.

Aeródromo de Águas Claras
Iniciou suas atividades há 7 anos aqui em Viamão. Localizado a 30 quilômetros de Porto Alegre e às margens da ERS 040, o aeródromo abrange uma área de 30 hectares. Conta com uma pista com comprimento suficiente para jatos de pequeno porte, aeronaves turbo à hélice e todo tipo de aeronaves à hélice de pequeno porte, com capacidade de operar 24 horas, com sistema de balizamento noturno.

O aeródromo é um aeroporto em menor escala e têm todas as funções de um aeroporto de pequeno porte, com pista de pouso e decolagem. O diferencial é que permite que o piloto construa sua casa no local e guarde na garagem (hangar) o seu avião. O local também permite que sejam instaladas empresas que trabalham com aviação.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024