21 NOV 2023
EDUCAÇÃO
OS MELHORES DO MUNDO EM VIAMÃO, NO MUNDIAL DE BEACH TENNIS – ALUNOS DA REDE MUNICIPAL TIVERAM AULAS COM O TÉCNICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA
O mais importante torneio de beach tennis da história do Sul do Brasil, o 4º Sul Special Cup, torneio com a chancela da ITF (International Tennis Federation), vai acontecer em Viamão, de 21 a 26 de novembro. O torneio entrou esse ano para a lista das 10 principais competições do mundo.

Os melhores jogadores do circuito mundial de beach tennis vão estar no Ecoresort Vila Ventura, para a disputa do torneio com premiação de 35 mil dólares e transmissão das finais na SporTV. A competição também será transmitida em todas as suas fases na RDC TV.

O Sul Special Cup pretende reunir, em suas 17 quadras de areia, cerca de 1.200 atletas (entre amadores e profissionais) e um público de 8 mil pessoas nos seis dias de evento.

Antes de iniciarem as disputas, alunos das EMEFs Jardim Viamar e Dom Diogo puderam conhecer o esporte e receber dicas de um professor muito especial: Alex Mingozzi, italiano radicado no Brasil desde 2015, atual capitão da seleção brasileira de beach tennis, e o jogador que ganhou mais títulos na história deste esporte. Já foi 3 vezes campeão do mundo, sendo 2 como capitão da seleção brasileira (que é a atual campeã).

Saiba mais:
– Com origem na Itália (na província de Ravena), o beach tennis é o esporte que mais cresce no mundo e tem no Brasil sua segunda maior potência (somos tetracampeões da modalidade, atrás apenas da pentacampeã Itália);
– Dados da CBT (Confederação Brasileira de Tênis) apontam que em 2021 havia 400 mil praticantes do esporte no país. Em 2022, o número quase triplicou, chegando a 1,1 milhão de praticantes de beach tênis;
– O Rio Grande do Sul se destaca como um dos polos do esporte. No mês passado, a Prefeitura de Viamão entregou para a comunidade duas quadras públicas de beach tennis na orla do Lago Tarumã;
– Em 2022, o evento também foi realizado no Vila Ventura, em Viamão, e reuniu cerca de mil atletas e um público de 5 mil pessoas.
Mais informações e ingressos em @sulspecialcup