17 JUL 2023
VIAMÃO AGORA TEM SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO
Uma das principais potencialidades de Viamão agora tem uma estrutura própria: a Secretaria Municipal de Turismo. O ato de instalação da nova pasta e de posse do secretário foi realizado na última sexta-feira, dia 14, no Vila Ventura Resort.

“A secretaria começou a ser planejada desde fevereiro de 2022, quando o então prefeito Professor Bonatto assinou a adesão ao programa Cidade Empreendedora do Sebrae. A partir desse passo, foi construído o Radar Turístico, que evidenciou as potencialidades do Turismo de Viamão através da avaliação da infraestrutura e dos atrativos. Esse documento orientou a reflexão e as decisões por parte do Município”, relata o prefeito Engenheiro Nilton Magalhães.

Outro ponto importante foi o Plano Municipal do Turismo, entregue em dezembro de 2022, além atualização da legislação do Conselho Municipal do Turismo, aprovada e sancionada em maio deste ano. “Viamão está numa crescente em termos de investimentos na área do entretenimento, gastronomia e turismo. Estamos fazendo a nossa parte com a revitalização do Lago Tarumã, conseguindo junto ao Governo do Estado o asfalto até Itapuã, o investimento de R$ 10 milhões no novo Parque Saint Hilaire e a criação da Secretaria específica do Turismo faz parte desse processo”, complementa o secretário geral de Governo, Rafael Bortoletti.

O novo Secretário Municipal do Turismo é Sílvio Streit Júnior, que já foi vereador da cidade por dois mandatos: “É um grande desafio estar à frente dessa nova secretaria, mas também uma grande satisfação em ver todo o potencial que Viamão possui e que, agora com toda essa organização iniciada ainda em 2022, poderá ser desenvolvido em sua plenitude”, finaliza.

A cerimônia também contou com a entrega da Medalha da 56ª Legislatura da Assembleia Legislativa ao jornalista José Barrionuevo, em homenagem proposta pelo deputado estadual Professor Bonatto. Reconhecido pela sua atuação nos meios de comunicação gaúchos, como Correio do Povo, Rádio Guaíba e Zero Hora, Barrionuevo atuou como supervisor de imprensa na Assembleia Legislativa e foi um dos fundadores da Rádio Pampa de Jornalismo. Sua relação com o município de Viamão ficou mais consolidada com o recente lançamento do seu livro, “Viamão 300 anos”, que faz um resgate histórico e evidência os potenciais turísticos no município. “O Barrionuevo fez muito por Viamão quando dedicou seu tempo e talento para escrever uma obra tão rica, mas também fez muito pelo Rio Grande do Sul com o seu trabalho como jornalista. Tudo que ele sabe está dividindo conosco”, afirmou Bonatto.