07 JUL 2023
“VIAMÃO 300 ANOS” TEM LANÇAMENTO NESTA NOITE
No dia 14 de setembro, o município de Viamão completa 282 anos, mas o presente veio adiantado. O jornalista José Barrionuevo (76 anos) lança na noite desta sexta-feira (07), das 18 às 20 horas, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição (Centro), a obra “Viamão 300 anos”.

Barrionuevo não é natural de Viamão, mas se encantou com a natureza e comprou terras na zona rural há certa de 16 anos. De lá para cá, já fez o plantio de mais de 5 mil árvores nativas. A obra, a ser lançada, tem mais de 200 páginas, ilustradas com imagens garimpadas e desbravadas, subdivididas em três partes: Campos de Viamão; Tesouros Ambientais; e, Caminhos de Viamão.

O livro tem a participação do professor e geólogo Rualdo Menegat, do jornalista e historiador Eduardo Bueno, do editor Elmar Bones, do historiador viamonense Vítor Ortiz e do jornalista e radialista Rogério Mendelski.

“Escolhi morar em Viamão atraído pela natureza exuberante, a laguna cristalina, o ar puro. Fui contagiado, também, pela energia que brota no Paralelo 30 e que faz parte da região um grande centro de espiritualidade, com dezenas de templos e instituições holísticas. Vim para encontrar paz num ambiente de contemplação. Acabei arrebatado pelo esplendor de um santuário ecológico ainda desconhecido da população, um município três vezes maior que Porto Alegre, com quase 80% de zona rural. Percorri caminhos que exibem belezas únicas no mundo: as oito lagoas; os 108 km de orla, com sete praias; os morros; a mata ainda preservada; os pássaros, os bugios; enfim, as manifestações do Criador”, relembra Barrionuevo. Tudo isso está na obra “Viamão 300 anos”, com lançamento e sessão de autógrafos hoje, das 18 às 20 horas, na Igreja Matriz.