05 JUL 2023
POTENCIAL TURÍSTICO DE VIAMÃO É DESTAQUE NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
O prefeito, Engenheiro Nilton Magalhães, secretários, vereadores, empresários e estudantes da rede municipal prestigiaram, na terça-feira (4) à tarde, o Grande Expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa. A proposição foi do deputado Professor Bonatto (PSDB), e a temática foi "Viamão e o turismo no Rio Grande do Sul: as potencialidades turísticas em Viamão e Região Metropolitana”.

“Diante desse ambiente de histórias, riquezas naturais e culturais, Viamão se coloca como um destino turístico promissor, atraindo olhares e investimentos, desenvolvendo não só a economia, mas o social e o humano. Se hoje podemos estar aqui, falando sobre as potencialidades do turismo no município, é porque temos pessoas que há muito tempo escolheram trocar a vida em grandes centros para investir em Viamão. Acreditaram que nessa terra era possível fazer diferente, que essa terra é fértil, é rica e que deve ser vista por milhares de pessoas”, declarou o parlamentar.

Professor Bonatto disse que a homenagem no Grande Expediente também marcava o lançamento do livro “300 anos de Viamão”, do jornalista José Barrionuevo, obra que conta a “história de uma cidade que deu origem a Porto Alegre”. O deputado ressaltou que Viamão é o maior município em extensão territorial da região Metropolitana e é o oitavo mais populoso do Estado, com aproximadamente 225 mil habitantes.

“Entre matas e campos, Viamão mantém boa parte de sua cobertura vegetal original. São tesouros ambientais, que atraem cada vez mais pessoas para visitação”, enaltece Bonatto. Entre os atrativos turísticos, está o Parque Estadual de Itapuã, o Morro da Grota (o mais alto da região, com 265 metros) e o Parque Saint Hilaire (com 82% da área territorial em Viamão) com mata nativa, nascentes e áreas de preservação.

Empreendimentos
Entre os diversos empreendimentos que movimentam a economia de Viamão, que empregam pessoas, atraem investidores e visitantes, o deputado mencionou a Quinta da Estância, a maior fazenda de turismo educacional pedagógico do Brasil, signatária do Pacto Global da ONU por atender os quatro pilares de relação de trabalho, direitos humanos, meio ambiente e combate à corrupção. Citou também características que destacam a Estancia das Oliveiras, a Vivenda Scapini, o Villa Ventura, O Butiá, a cervejaria Zapatta, o Autódromo Internacional de Tarumã, o primeiro condomínio aéreo do Rio Grande do Sul e a Escola Técnica de Agricultura (ETA).

“Viamão é o município gaúcho com o maior número de criadores de búfalos”, complementou Professor Bonatto. “Também temos cinco vinícolas com experiências nacionalmente reconhecidas, oito templos budistas e zen budistas e o complexo terapêutico multicultural e espiritualista Portais do Sul”. Acrescentou que no município se localiza o Centro Tecnológico Audiovisual do Rio Grande do Sul (Tecna) e ressaltou o papel do poder público para o desenvolvimento, citando iniciativas relevantes e melhorias realizadas na infraestrutura e voltadas ao estímulo ao crescimento.

Também estiveram presentes: o secretário de Estado do Turismo e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Vilson Covatti, representando o governador Eduardo Leite; a promotora de Justiça de Viamão e titular da Promotoria Regional da Bacia do Rio Gravataí, Roberta Morillos Teixeira; o vice-presidente da Federasul, Rafael Goelzer; o músico nativista João Luiz Corrêa; o jornalista José Barrionuevo; o diretor da secretaria de Estado do Meio Ambiente, Lizandro Garcia; entre outras autoridades e lideranças locais.