30 JUN 2023
“A AUGUSTA VIROU UM LOCAL MELHOR PRA SER VIVER. VIAMÃO É UMA CIDADE MELHOR DE SE VIVER”

A frase é do prefeito, Engenheiro Nilton Magalhães, que participou da cerimônia de entrega do Viver Coometal, na estrada Caminho do Meio, na Augusta, em Viamão. O condomínio foi inaugurado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo ministro das Cidades, Jader Filho, e pelo governador Eduardo Leite, entre outras autoridades federais, estaduais e municipais.

O empreendimento conta com 446 unidades residenciais e possui infraestrutura de água, esgoto, iluminação pública, energia elétrica, pavimentação, drenagem, quadra de esportes, salão de festas, cancha de bocha, pracinhas para as crianças e portaria. As casas possuem 2 dormitórios, banheiro, sala e cozinha integradas, caixa de água e placa solar para aquecimento da água.

“A região é completa”, acrescenta o prefeito de Viamão. “A Augusta virou um local melhor pra ser viver. Viamão é uma cidade melhor de se viver. É uma Nova Viamão que o Estado e o Brasil estão conhecendo.” Magalhães lembra que, entre 2013 e 2018, a Augusta passou pela maior transformação da sua história. “Grandes obras de macrodrenagem, saneamento, asfaltamento, pontes, novas vias. Conjugando esses recursos do PAC, com recursos do Minha Casa Minha Vida, a maior obra de reassentamento da história da cidade, o Viver Augusta. 240 famílias puderam sair das margens do Arroio Feijó e hoje moram num local digno.”

O prefeito afirma que é uma Nova Viamão que o Estado e o Brasil estão conhecendo. “As Cooperativas viram essa transformação acontecendo e viveram esse sonho de viver melhor. Viamão está recebendo e acolhendo mais 1.784 pessoas. Aqui tem transporte público de qualidade, duas escolas de educação infantil, duas escolas de ensino fundamental, um posto de saúde e um posto de segurança nas imediações”, completa Nilton Magalhães.

O investimento total foi de R$ 39,8 milhões, sendo R$ 37,6 milhões do Governo Federal e R$ 2,2 milhões de contrapartida do governo do Estado, que apoiou a obra após o cronograma ser impactado pela pandemia da Covid-19. A construção começou em 2018 e as casas do Viver Coometal fazem parte da modalidade Entidades do Minha Casa, Minha Vida e vão atender famílias com renda mensal de até R$ 2.640 - a chamada Faixa 1. Na modalidade Entidades, as famílias se organizam em cooperativas ou associações para realizar a construção das casas.