Na tarde da última quinta-feira (14) foi assinado pelo prefeito Bonatto e pelo Reitor Substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Geovane Silveira Petiz, o termo de transferência de área para a instalação de um campus do IFRS em Viamão. A área localizada na Rodovia Coronel Acrisio Martins Prates, s/n°, no Passo do Fiuza, que abriga atualmente a garagem da Secretaria Municipal de Educação, possui mais de 40 mil m². O prazo de conclusão das obras é de 2 anos, não havendo nenhum entrave jurídico, a direção do Instituto acredita que em 2015 o local já receba os primeiros alunos. Segundo o atual Pró-Reitor de TI do IFRS, Augusto Massashi Horiguti, o campus Viamão deverá comportar 1200 alunos, e o corpo docente deve ser composto por pelo menos 50 professores.
Em relação aos cursos que serão ofertados pelo Instituto Federal em Viamão, estes ainda não estão definidos, porém, serão voltados à Infraestrutura, Gestão e Negócios, Hospitalidade e Lazer e Informática e Comunicação.
Acompanharam a assinatura do termo a Secretária Municipal de Educação, Clarice de Oliveira, o futuro Pró-Reitor de TI do IFRS, Osvaldo Sares Pinto e o coordenador da implantação do Campus Viamão do IFRS, Jeferson de Araújo Funchal.