07 FEV 2013
Governo recebe demandas do Conselho Tutelar

Na tarde da quarta-feira (06) o prefeito Valdir Bonatto e o vice André Pacheco reuniram-se com o vereador Augusto Giraudo, Presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara de Vereadores, e com os dez Conselheiros Tutelares que conduzem as questões dos menores viamonenses em situação de vulnerabilidade.

Representados pelos coordenadores de núcleos, os conselheiros reivindicaram à administração municipal condições mínimas de trabalho, como a instalação de internet e a acessibilidade aos prédio dos Conselhos. Pelo Centro, falou Chiquinho Mariano, que relatou a importância de sistema informatizado que permita um acompanhamento efetivo do menor e da família. O conselheiro destacou que o acompanhamento processual fica inviabilizado pela falta de estrutura e que os outros municípios da região priorizaram a modernização dos Conselhos, gerando assim uma proteção efetiva à criança e ao adolescente. Representando o núcleo que cobre do 4° ao 8° distrito de Viamão, o conselheiro Jairo Franco solicitou maior segurança e a conclusão da reforma do prédio que, segundo ele, dificulta o trabalho diário dos conselheiros. Além disso, ambos conselhos colocaram que há falta de servidores para o serviço administrativo e para a limpeza do prédio.

O vereador Augusto destacou ainda que a antiga administração castrou os direitos dos conselheiros, reduzindo seus salários e retirando benefícios funcionais que antes faziam parte do plano de carreira. Por isso, solicitou ao executivo uma reavaliação salarial para a categoria. O parlamentar apresentou um documento que mostra a defasagem dos vencimentos dos conselheiros de Viamão, comparado ao dos municípios da região.

Para o vice-prefeito, que conduziu a reunião com a saída de Bonatto para outra reunião, Viamão deve projetar um futuro melhor para a sua gente e não há desenvolvimento sem que crianças e os adolescentes tenham os seus direitos fundamentais assegurados. André ressaltou que as reivindicações são justas e que o governo municipal já estuda uma forma de minimizar as situações abordadas.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024