22 MAR 2013
Nova reunião debate duplicação da ERS-040

Na noite de quinta-feira (21) o prefeito Valdir Bonatto voltou a reunir-se com prefeitos e lideranças do litoral para tratar da duplicação da ERS 040. Neste encontro participou também o gerente de relações institucionais da UNIVIAS, Fernando Fróes, da concessionária que hoje administra o polo de pedágio da rodovia.
Fróes destacou que desde 2003 a empresa busca a duplicação da estrada, mas vários entraves sempre dificultaram que qualquer obra saísse do papel. Em 2004 um projeto inicial tratava da duplicação do trecho entre os quilômetros 26 e 28, que contava com calçadas em ambos os lados da via e entrada a cada 200 metros, tornando o local uma área de lazer para a população local. Já em 2008 um novo projeto previa a implantação de 9 bainhas de ultrapassagem e também não prosperou. No ano de 2011 a ideia proposta era de duplicação do quilometro 11 ao 65, porém, barreiras ambientais que devem ser respeitas impediram o prosseguimento do projeto. O gerente da UNIVIAS ressaltou também que nos últimos anos não houve por parte do governo estadual, apoio à obras de duplicação da rodovia. Estima-se que o investimento necessário para viabilizar a obra gire entorno de R$ 180 milhões, que contemplariam obras nos 84 quilômetros da ERS 040. Todos os prefeitos e lideranças da região que participaram do encontro foram unânimes em dizer que a duplicação contribuirá muito para o desenvolvimento de toda a região e Fróes reforçou que o momento é agora, “chegou a hora dos municípios envolvidos unirem forças e buscarem junto aos órgãos competentes uma posição sobre o futuro da rodovia”, enfatizou.
Mais uma vez o ponto chave dos debates foi a falta de um projeto contundente de duplicação da rodovia, para que com isto, cobre-se do governo do estado um maior empenho em solucionar os gargalos da região.
Ao final, Bonatto reiterou o compromisso de Viamão com a duplicação da ERS 040, a cidade faz parte do elo entre capital e o litoral, e convocou os demais prefeitos para que juntos solicitem uma audiência com a Empresa Gaúcha de Rodovias (ERG) para saber quais os planos que a instituição tem para a estrada.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024