22 MAR 2013
Dia do Artesão é comemorado com festa em Viamão

Para comemorar o Dia do Artesão (19), a Associação Viamonense de Artesãos promoveu uma grande festa nesta sexta-feira, dia 22, na Praça Júlio de Castilhos, com uma exposição de fotos e trabalhos de todos os grupos que participam das feiras de economia solidária, realizadas às quintas-feiras, na Santa Isabel, e às sextas-feiras no Centro.

O prefeito Valdir Bonatto participou do evento e parabenizou os artesãos pela disposição dos trabalhos. “Vocês têm coragem, vontade e determinação. Mais do que isso, vocês fazem parte da história do município”, ressaltou. O diretor-geral de Desenvolvimento Econômico, Miguel Breda, disse que está sendo pensado um plano de desenvolvimento do artesanato, que incentive o desenvolvimento social, artístico e cultural.

O artesanato faz parte da cultura popular e, no Brasil, os primeiros artesãos foram os índios, que faziam peças de cerâmica, cestaria, cocares e tangas. Mesmo com a revolução industrial a profissão de artesão ainda sobrevive ao tempo pelo alto grau de satisfação que proporciona. Cada peça é única e reflete o sentimento e a dedicação do seu produtor.

Na festividade, também estiveram presentes a presidente da Associação Viamonense de Artesãos, Darcília da Silva, e a secretária Leonice Silva, o coordenador do Brique da Liberdade, Edson Rodrigues, o coordenador do Quilombo Peixoto dos Botinhas, Antônio Gomes, e integrantes da Eco Souvenir, Assistência Social Santa Isabel, CAPs AD, Natureza Pura, Cravo e Canela.

Saiba mais:

A Associação Viamonense de Artesãos (AVA) teve início em 1984, com exposição de trabalhos para venda na calçada da avenida Coronel Marcos de Andrade, ao lado do Banco do Brasil. Depois, ganhou espaço no Calçadão Tapir Rocha e Praça Júlio de Castilhos, avançando também até a Santa Isabel.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024