01/10/2018
Juntas, somos mais fortes contra o câncer de mama

Chega o mês de outubro e com ele o Outubro Rosa, para chamar a atenção das mulheres, a Prefeitura de Viamão, através da Secretaria de Saúde, está lançando a campanha “Juntas, somos mais fortes!” O objetivo é divulgar informações para que as mulheres saibam fazer o autoexame das mamas uma vez ao mês, entre três a cinco dias após o aparecimento da menstruação, ou em uma data fixa, no caso de mulheres que não menstruam. Durante todo o mês de outubro, a Prefeitura divulgará informações e serviços sobre o assunto. Fique atenta! Prevenir é a melhor forma de lutar!

Com exceção dos tumores de pele, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, por isso a importância das ações preventivas no mês de outubro.  Conforme dados do Imama, as chances de cura do câncer de mama e de ovário variam de 70% a 90%, em casos de diagnóstico precoce.

Hoje, mais de 100 mil mulheres estão cadastradas no Viamão Saúde, sendo que mais de 50 estão na faixa etária de coleta citopatológica (entre 25 e 64 anos) e cerca de 20 mil, na idade de rastreamento de câncer de mama pelo Ministério da Saúde (entre 50 e 69 anos). No entanto, no ano de 2017 foram realizadas somente 6.500 coletas de CP e 3.561 mamografias. No mesmo ano, houve 642 internações por neoplasias em mulheres, sendo 152 de mama.