15/06/2018
Vacinação contra a Influenza é liberada para toda população

A partir de segunda-feira, dia 18 de junho, a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe está liberada para a população em geral, em todas as unidades de saúde. As metas de vacinação de indígenas, idosos e professores foram atingidas. As vacinas oferecidas pela rede pública são produzidas pelo Instituto Butantã e pelo laboratório Sanofi/Pasteur, da França. Cada dose contém cepas de vírus inativados, correspondente aos antígenos H1N1, H3N2 e B.

Saiba mais:

– A proteção da vacina é de aproximadamente um ano, por isso ela é feita anualmente;

– A vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em até 50% doenças relacionadas à influenza. (Informe Técnico Operacional da Campanha Influenza 2018 da SMS)

– A imunização é contraindicada a pessoas alérgicas a ovo de galinha e seus derivados e àquelas que tenham histórico de reação anafilática a doses anteriores da vacina.

Medidas de prevenção à gripe:

- Lavar as mãos frequentemente, com água e sabonete ou álcool gel;

- Manter os ambientes arejados;

- Dar preferência para uma alimentação saudável;

- Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável, jogando-o no lixo imediatamente;

- Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos pessoais;

- Em caso de infecção respiratória, não frequentar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, para evitar o contágio;

-  Não usar medicamentos sem orientação médica. A automedicação pode ser prejudicial à saúde.

Confira os números da Campanha de Vacinação contra a gripe aos grupos prioritários, em Viamão:

Crianças: 62,12%;

Gestantes: 45,95%;

Puérperas: 80,48%;

Indígenas: 103,85%;

Idosos: 90,51%

Professores: 97,87%;

Trabalhadores de Saúde: 81,95%.