19 ABR 2023
EDUCAÇÃO
ARRECADAÇÃO DE ELETROELETRÔNICOS E ÓLEO DE COZINHA SERÁ REVERTIDA EM MOEDA PARA BANDA E FORMATURAS NA VINTE DE SETEMBRO
Nesta quarta-feira, dia 19 de abril, a EMEF Vinte de Setembro, na Cecília, aderiu ao Programa Sustentare, do governo do Estado. O Sustentare tem por objetivo o descarte correto de materiais eletroeletrônicos e de óleo de cozinha. A escola recebeu um Ecoponto e, toda vez que o contêiner estiver cheio, a empresa JG fará a pesagem e recolhimento do material, revertendo em dinheiro para a compra de material para a banda e caixa para as formaturas.

A professora de Ciências do 6º ao 9º anos, Vivian Cristina Bernsmuller, é a responsável pelo projeto na escola e já adianta que será promovida gincana para ampliar o número de objetos arrecadados. “Um litro de óleo descartado no meio ambiente contamina 25 mil litros de água. Inicialmente, elegeremos coordenadores nas turmas para a campanha ganhar força dentro da escola. Depois, faremos uma gincana para buscar os materiais recicláveis na comunidade ”, explicou Vivian, ao apresentar o Programa Sustentare aos estudantes.

A diretora, Marcele Fontana, ressalta que o Estado fornece certificação de participação, garantindo a idoneidade da ação e o envolvimento dos alunos com as causas ambientais.

Após recolhidos, os materiais são encaminhados para os presídios para desmonte e separação das peças a fim de serem vendidas para as indústrias da transformação. O óleo de cozinha, por exemplo, segundo o coordenador  da empresa JG, Wagner Ebeling, será encaminhado para uma indústria em Passo Fundo para que seja transformado em biodiesel.

O que pode ser descartado no ecoponto?
– Óleo de frituras, sem água, acondicionado em vidros ou garrafas plásticas.
– Computador, tablete, celular, telefone, impressora, mouse, fone de ouvido, fogão, geladeira, ferro de passar roupa, forno de micro-ondas, formo elétrico, grill, sanduicheira, liquidificador, barbeador, etc.
– Não são aceitos pilhas, lâmpadas e baterias.