13 ABR 2023
EDUCAÇÃO
DIÁRIO GAÚCHO FAZ REPORTAGEM SOBRE AS NOVAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE VIAMÃO
A jornalista Caroline Tidra, do jornal Diário Gaúcho, esteve acompanhando a entrega da EMEI Valdir Jorge Elias – Russinho, inaugurada ontem, dia 12, na Augusta. A reportagem ganhou destaque na capa do DG e página 3, na edição de hoje (13/04). Acompanhe alguns trechos da matéria.

“Os desenhos, recortes e pinturas coloridas já estão expostos nas paredes da Escola Municipal de Educação Infantil Valdir Jorge Elias — Russinho, na Vila Augusta, em Viamão. Isso é sinal de que os pequenos estão usufruindo do espaço que é deles, por direito. A creche é uma das 10 que estão sendo inauguradas oficialmente neste mês de abril. Desde o dia 3, a prefeitura promove os eventos e ainda há três espaços para serem inaugurados entre amanhã e sábado.”

“Com as novas escolas, mais de 3 mil vagas estão sendo abertas na Educação Infantil do município. Como a reportagem do Diário Gaúcho mostrou no final de fevereiro, o salto no número de vagas vai de 400 para 3,5 mil, ao longo do ano. A construção dos prédios tem investimento de R$ 25 milhões, além de outros R$ 5 milhões para mobília e infraestrutura. O dinheiro vem de programas do governo federal, principalmente, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).”

“Acompanhada da família, a pequena Melissa de Oliveira Paiva, quatro anos, é uma das alunas da escola Valdir Jorge Elias.
— Ela está super adaptada, adora vir para escolinha. É muito boa a estrutura, antes era um terreno baldio aqui. Acredito que tenha muitas mães no bairro sem ter com quem deixar suas crianças e aqui, com certeza, será esse lugar — disse Suellen Borges de Oliveira, 30 anos.”

“Durante o evento, o secretário-geral de governo, Rafael Bortoletti, falou sobre algumas das estratégias para reforçar o cuidado nas escolas do município.  — Implantamos um aplicativo que já começou a circular nas escolas, em que o diretor pode acionar o botão de emergência e automaticamente dispara na coordenação de Segurança Pública, onde Polícia Civil, Brigada Militar e Guarda Municipal têm acessado às câmeras do local. Não vamos poupar recursos para proteger o futuro da nossa cidade — disse Bortoletti.”

“Além do aplicativo Escola Segura, a administração municipal deve aumentar o efetivo da Patrulha Escolar, com a convocação de mais 20 guardas e a compra de novos veículos, e já encaminhou a compra de aparelhos detectores de metal para as 76 escolas municipais.”

A reportagem completa está disponível no link bit.ly/3muV0aT