29 MAR 2023
EDUCAÇÃO
SÃO JORGE LANÇA “SÉRIE DE PALESTRAS PROJETO IDENTIDADE” E CONVIDA JORNALISTA PAULO NUNES
Hoje, dia 29, a EMEF São Jorge, localizada no bairro São Jorge, deu o pontapé inicial na “Série de Palestras Projeto Identidade” com o jornalista esportivo Paulo Nunes, da rádio Guaíba e Rede Record de Televisão. De acordo com o diretor da escola, Eduardo Cruz, o projeto foi idealizado pelo professor de Educação Física Jerônimo Kawahata, que sugeriu trazer ex-alunos da rede municipal, que hoje são profissionais reconhecidos.

“É uma forma de valorizarmos a nossa rede de ensino e de passar o recado para os nossos estudantes, que estudando, eles têm mais chances de uma boa formação profissional e colocação no mercado de trabalho”, explica Cruz. O diretor conta que a ideia é trazer um ou dois convidados por mês para falar com os estudantes dos 9º anos. “Precisamos incentivá-los a continuar os estudos e mostrar a eles que os profissionais que estamos trazendo já estiveram no lugar deles e, assim como eles, passaram dificuldades ao longo do caminho, mas não desistiram dos seus sonhos.”

E por falar em sonhos, Paulo Nunes adorava as aulas do professor Jerônimo, não faltava uma. “Meu sonho era ser jogador de futebol, mas não era tão bom assim... Adorava esportes e, quando estava no ensino médio, a UniRitter foi lá na escola apresentar os cursos e as profissões e foi aí que eu tive a certeza de que queria ser jornalista esportivo”, conta Nunes.

O jornalista disse que não foi fácil, mas, como já convivia com as dificuldades do interior, os obstáculos não foram problema para ele. “Meu primeiro contato com a internet foi com 15 anos. Em 2013 iniciei a faculdade e em 2015 já estava fazendo estágio na minha área. Me formei em 2020, mas minha formatura só aconteceu em 2022, por conta da pandemia.”

Hoje, com 26 anos, Nunes fala que viaja por todo país e pela América do Sul com o seu trabalho. “Tenho o espanhol fluente e, quando tem escala para cobrir os campeonatos fora do Brasil, eles me enviam, porque sabem que eu não tenho dificuldade de comunicação”, confessa.

Ao final de sua palestra, Paulo Nunes tirou fotos com as turmas e professores e deixou uma mensagem: “Sonhem! Sonhem alto, mas não desistam de perseguir os seus sonhos. Sonhar é o primeiro passo para chegar em qualquer lugar!”