08 NOV 2022
MÚSICA, SOM E COR NA QUALIFICAÇÃO DOS EDUCADORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Hoje (08/11) e amanhã (09/11) está acontecendo a qualificação dos professores e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil das escolas municipais. São cerca de 300 profissionais, divididos em quatro turmas, que participam do encontro que está sendo realizado na EMEF Residencial Figueira.

A qualificação está sendo proporcionada pela Secretaria da Educação e tem por objetivo trocar experiências e instigar os educadores a desenvolverem os estímulos auditivos e visuais por meio de atividades práticas. A professora Patrícia, que leciona na Residencial Figueira apresentou o trabalho que desenvolveu com os seus alunos.

“O tema era trabalhar os cinco sentidos em sala de aula. Pedi que eles trouxessem sucatas de casa. Mas, antes deles mostrarem os seus objetos, eu coloquei uma música instrumental com os sons de animais e pedi que todos fechassem os olhos para escutar. Depois, todos puderam falar sobre a experiência, o que sentiram, o que ouviram. Foi muito significativo para eles essa identificação. E, com os objetos que eles trouxeram, fizemos várias experiências de sons e expusemos no saguão da escola para que todos os pais pudessem ver, experimentar e sentir”, conta Patrícia.

A coordenadora da Educação Infantil, Gabriela Paim, conduziu a formação e relembrou os outros encontros que aconteceram ao longo do ano. “Olhando assim, bem de perto, percebemos o quanto aprendemos com todas as oportunidades que nos fizeram crescer juntos! Tivemos a Semana Municipal do Brincar, qualificação sobre Contextos de Aprendizagem e Desenvolvimento Infantil. Esses encontros foram muito ricos e refletiram e inspiraram nossa prática pedagógica. Nossa dedicação e comprometimento resultaram em sorrisos, abraços e corações acolhidos durante a jornada de desenvolvimento contínua das nossas crianças. Não estamos aqui por obra do acaso”, destaca Gabriela.

A instrutora de Educação Física, Chuca Almeida, convidou todos a fazerem alongamento e ensaiar uns passos de dança. Após essa dinâmica, os participantes se uniram em grupos, por cores, para dar continuidade aos trabalhos. Ao final, os participantes foram convidados também a escrever uma “carta para o EU do futuro”. As mensagens foram colocadas em um baú, que será aberto no final do ano de 2023.