26 NOV 2013
Prefeito recebe Assentados

Uma comitiva formada por representantes da Associação de Moradores do Assentamento Filhos de Sepé se reuniu na manhã de sexta-feira, 22 de novembro, com o prefeito Valdir Bonatto e o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Carlos Remi Pacheco. Durante a reunião foram discutidos assuntos relacionados às demandas existentes no assentamento, tais como, melhoria nas estradas, obra da barragem, melhorias no atendimento médico, reforma na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima e agilidade nos licenciamentos ambientais que são de responsabilidade da prefeitura. Outra reivindicação apresentada pelos assentados foi a construção conjunta - entre prefeitura, assentamento e demais organizações da agricultura familiar – de um plano estratégico para a estruturação produtiva da agricultura camponesa, focado na questão orgânica, que é um potencial do assentamento.

Ao final da reunião, ficou acertado uma visita de Bonatto ao Assentamento. Além disso, o Prefeito quer manter reuniões periódicas, para que os assentados possam acompanhar a evolução das demandas que foram apresentadas.

Assentamento Filhos de Sepé

O Assentamento Filhos de Sepé foi criado em 14 de dezembro de 1998 e está localizado no Distrito de Águas Claras. O Assentamento é o maior do RS e está dividido em quatro setores – A, B, C e D. Conforme dados fornecidos pela Associação, o Assentamento é divido em 376 lotes, e residem no local cerca de 2500 pessoas. Atualmente uma das principais atividades agrícolas promotora de renda no Assentamento Filhos de Sepé é a produção orgânica de arroz irrigado. O Assentamento também é reconhecido pela produção de hortaliças e pela fruticultura. A produção de gado de corte e de leite também são atividades importantes dentro do Assentamento.