20 NOV 2013
Homenagens marcam o penúltimo dia da Semana da Consciência Negra

Entrega de medalha e certificados marcaram o penúltimo dia de atividades da XVI Semana da Consciência Negra de Viamão. No dia 19 de novembro, os organizadores prepararam uma solenidade de homenagens que foi dividida em dois momentos distintos.

Entrega de Medalhas Maratona da Igualdade Racial

Num primeiro momento, a Secretaria Municipal de Cultura e Esportes - representada por Gilmara Postiglioni e Leandro Barbosa - entregaram medalhas aos participantes da Maratona da Igualdade Racial. A Maratona ocorreu no dia 15 de novembro e contou com a participação dos corredores José Paulo Fontes e Michel Fontes, pai e filho respectivamente. A maratona saiu da frente da Igreja Santa Teresinha, no Capão da Porteira, por volta das 15h30min e chegou no centro da cidade por volta das 19h, quando os maratonistas foram recebidos pelo movimento negro organizado. Os corredores destacaram que o percurso foi bem difícil. “Enfrentamos suor, dor e uma tempestade. Porém, estávamos dispostos a vencer todas as dificuldades pela promoção da igualdade racial”, destacou Michel.

Entrega de Certificados para alunos do projeto Inclusão Digital, dirigido ás Comunidades Tradicionais Quilombolas de Viamão

Em seguida, a Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), representada pela secretaria Belamar Pinheiro e pelo assistente social Jair Angelos, entregaram certificados de conclusão do curso de informática para os quilombolas Igor Rodrigues Oliveira, Paulo Ricardo Gomes da Rosa, Igor Lopes Bueno e Daiane de Abreu Lopes. A representante feminina da primeira turma de qualificação profissional não pode comparecer ao evento, mas foi representada pela presidente Associação Quilombola Peixoto dos Botinhas, Edegi Maria Gomes. O curso de informática de curta duração foi ministrado pelo Núcleo de estudos afro-brasileiros e indígenas (NEABI), da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos).

O Projeto de Inclusão Digital para quilombolas tem como objetivos: propiciar formação e qualificação profissional, viabilizar a formação de multiplicadores em conhecimento na área de informática, e também, implantar um centro de inclusão digital dentro dos quilombos - os computadores já foram doados pelo Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC).

A solenidade contou com a presença dos parceiros do projeto: professor do NEABI-Unisinos, Cristiano Silveira, coordenador administrativo do CRC, José Jaimes Trindade, a Secretaria da SMCAS, Belamar Pinheiro e o idealizador do projeto, o assistente social Jair Angelos.