19 NOV 2013
Audiência Pública marcou abertura oficial da Semana da Consciência Negra

A abertura oficial da Semana da Consciência Negra aconteceu quinta-feira (14/11), na Câmara de Vereadores de Viamão. A mesa de abertura contou com a presença da Secretária de Cidadania e Assistência Social, Belamar Pinheiro; do Secretário Munciipal de Cultura e Esporte, Claro Mota, da Diretora-geral da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Rita Cardozo; da representante da Secretaria Municipal de Educação, Marcia Culau e do Presidente do Poder Legislativo, vereador, Armando Azambuja.

Nesse dia ocorreu uma Audiência Pública que debateu questões referentes à criação e estrutura dos Conselhos Municipais de Política de Promoção da Igualdade Racial, com a presença da coordenadora estadual das Políticas de Igualdade Racial, Sandra Maciel.

Sandra explanou sobre os caminhos que a sociedade civil organizada e o poder público devem percorrer para formação dos conselhos de igualdade racial. Ela explicou que o objetivo do conselho é propor e fiscalizar a política pública. “Quanto mais entidades puderem participar, maior será a diversidade da população negra representada dentro dos conselhos. O conselho deve estar atento às seguintes relacionadas à saúde negra, aos recortes sociais, às especificidades, à legitimidade e à valorização do negro na arte e na cultura”. A coordenadora ressaltou ainda que política da igualdade racial deve estar presente durante todo o ano e não somente em novembro, quando é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra.

Com o tema “Direitos humanos e políticas públicas: um caminho para a igualdade” e o lema “Valorizando o passado, vivendo o presente, construindo o futuro”, a XVI Semana da Consciência Negra segue até o dia 20 de novembro.