19 NOV 2013
Seminário Bovinocultura Leiteira lota auditório

Com o objetivo de socializar experiências e promover a capacitação técnica dos produtores, a Emater/RS em parceria com Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEAGRI), realizaram, na quinta-feira (14/11), o Seminário Bovinocultura Leiteira. O evento ocorreu no Centro de Formação Profissional Walter Graf e contou com a participação de produtores do município e estudantes da Escola Estadual Técnica de Agricultura (ETA).

A programação incluiu palestras com os seguintes temas: histórico do leite no município (ex-coordenador do escritório municipal da Emater, Aluízio Terra), Programa Leite Gaúcho (assistente técnico regional da Emater, Carlos Roberto Vieira da Cunha); Cooperativismo (consultor técnico da prefeitura, Vicente Bogo); programas desenvolvidos pela Cooperativa Regional de Energia e Desenvolvimento do Litoral Norte – Coopernorte (presidente da cooperativa, Jairton Vieira); Seguridade Social Rural (Maria José Machado) e Habitação Rutal (gerente geral da Caixa Federal, Verardi Horbe, coordenador de filial de interesse social da Caixa, Gustavo Neto e o gerente de segmento pessoa física, Geraldo Elyseu).

A abertura oficial contou com a presença do vice-prefeito e Secretário de Gestão e Relações Institucionais, André Pacheco; do Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Carlos Remi Pacheco; da supervisora regional da Emater, Suzana Lunardi e do coordenador adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), James Diego Roth.

O Secretário da SEAGRI, Carlos Remi Pacheco, falou sobre importância do seminário. “É obrigação do setor público qualificar os produtores e potencializar a assistência técnica aos que se dedicam à atividade leiteira. A orientação do nosso governo é para nos empenharmos ao máximo para a ampliar a bacia leiteira no nosso município, com o aumento da produtividade e, consequentemente, melhorando a qualidade do leite”, destacou. O secretário ressaltou também que atualmente 33% da economia do município depende da produção agropecuária (leite, carne, arroz e hortifrutigranjeiros).

O vice-prefeito, André Pacheco, ressaltou a importância da atividade leiteira para o município. “A atividade leiteira é fundamental para os produtores e também para a economia do nosso município. É importante encontros como este para que os produtores possam adquirir conhecimento e ao mesmo tempo trocar experiências. É importante que o poder público possa fortalecer o produtor para que ele se torne competitivo”.

Bacia Leiteira em Viamão

O Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor de leite do país, sendo responsável por 12,1% da produtividade nacional. Viamão possui uma das maiores bacias leiteiras do estado, com uma produção aproximada de 30 mil litros diários (levantamento 2013). Informações de 2011 (IBGE, IRGA e Inspetoria Veterinária de Viamão) apontam que o município possui 229 propriedade que possuem atividades leiteiras, envolvendo no processo 249 produtores e aproximadamente 1200 pessoas. A pesquisa aponta que o rebanho soma 7742 bovinos. A produção do leite em Viamão é uma atividade que tem sido passada de geração para geração. Algumas técnicas utilizadas pelos produtores estão desatualizadas. É objetivo da Seagri juntamente com a Emater promover o desenvolvimento da atividade leiteira no município, através da reciclagem do conhecimento sobre a bovinocultura leiteira e também oferecendo serviços de assistência técnica para os produtores rurais.