12 NOV 2013
Feira Literária de Viamão já tem seu patrono

A secretaria municipal de educação divulgou o nome do professor Paulo Flávio Ledur como patrono da 10ª Feira Literária de Viamão. Natural de São Sebastião do Caí, Paulo Ledur reside em Viamão há mais de 40 anos.

Licenciado em Letras pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras - FAPA e Mestre em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica - PUC/RS, atualmente leciona Língua Portuguesa e Redação Oficial na Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul, na Fundação Escola da defensoria Pública do RS, no Instituto de Estudos Municipais, na Escola de Gestão Pública da FAMURS e no Grupo RBS.

Ledur em destacada atuação como editor, seja à frente da Editora AGE, seja dirigindo o Instituto Estadual do Livro (RS) ou presidindo a Câmara Rio-Grandense do Livro e a Feira do Livro de Porto Alegre. Entre os prêmios recebidos destacam-se a Medalha Caio Prado Jr. de Editoração Cultural, concedida pela União Brasileira de Escritores, do Rio de Janeiro, em 1994, o troféu Personalidade do Livro 1994, da Câmara Rio-Grandense do Livro, e duas medalhas Simões Lopes Neto: do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Associação Brasileira de Escritores, ambas em 2002.

Paulo Flávio Ledur é autor de diversos livros em sua área, destacando-se: Guia Prático da Nova Ortografia, 10.ª ed.; Português Prático, em 13.ª edição; Agenda Gramatical 2012, 14.ª edição; Manual de Redação Oficial dos Municípios; Análise Sintática Aplicada (em coautoria com Luiz Agostinho Cadore), 3.ª edição; Comunicação Médico-Paciente: Um Acordo de Cooperação, em coautoria com o médico Fernando Lucchese; Os Pecados da Língua: Pequeno Repertório de Grandes Erros de Linguagem, 4 volumes em diversas reedições,em coautoria com o saudoso chargista Sampaulo; e Leitura Dinâmica e Aprendizagem, 2.ª edição, em coautoria com o administrador Geraldo Caravantes.

A 10ª Feira Literária de Viamão acontecerá nos dias 3, 4 e 5 de dezembro em frente à Igreja Matriz, das 9h às 22h, e neste ano o tema do evento é "O fututo se faz com conhecimento e diversidade cultural'.