02 SET 2022
AGRICULTURA
AGRICULTURA E EMATER FAZEM VISITA TÉCNICA À EXPOINTER COM CERCA DE 70 PRODUTORES RURAIS
Foram três dias de visitas técnicas à Expointer. O encontro era marcado na Sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e Emater, local onde saía um ônibus, às 7h30, com destino ao Parque de Exposições Assis Brasil. A expectativa era grande. Alguns nunca haviam visitado a Expointer.

Rosemare Viana, produtora de gado, com propriedade na Estiva, estava interessada nos novos insumos para o gado leiteiro. Rosemare conta que vende o que produz na região mesmo. “Criamos porco e galinha também. Vendemos queijo, leite, doces e ovos. Quero conhecer novas técnicas de manejo para extração do leite.”

Já Djonathan Guimarães, que também é criador de gado, na região da Boa Vista, disse estar à procura de uma nova balança para a propriedade de seu pai. “Faz tempo que não vou à Expointer e quero estar por dentro das novidades no setor.”

Márcia Barcelos, produtora de gado da Estiva, possui terras na Boa Vista e quer iniciar o plantio de culturas com a técnica da permacultura. “Eu sigo as redes sociais de um grupo que aplica a permacultura. São cultivos que podem ser plantados bem próximos, no qual uma muda beneficia a outra de forma natural. Sei pouco sobre isso e gostaria de ampliar os meus conhecimentos na área.”

O casal Eloi Kremer e Nilsa Padilha, da Feira Agroecológica, decidiram participar da visita técnica na última hora. Não tinham nada em mente, foram apenas para conhecer. Eloi estava precisando de uma motosserra para podar a plantação. “Na mão não dá mais”, concorda Nilsa. Aproveitaram o preço de feira e levaram para casa o equipamento. Pararam em frente a um trator maior para admirá-lo, projetando novos sonhos.

Roberto e Gessi Barcelos, que também fazem parte da Feira Agroecológica, comercializando os produtos da agroindústria familiar, como bolachas, roscas e doces, procuraram novos equipamentos para facilitar o processo de fabricação dos biscoitos. Visitaram o estande da Agricultura Familiar da Emater e puderam aprender novas técnicas de compostagem e, quem sabe, investir em uma outra área da agroindústria.

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Henrique Noronha, destaca que é muito gratificante poder levar os nossos produtores para o maior evento do agronegócio do sul do país. “Nossa intenção foi mostrar as novidades do setor e proporcionar um intercâmbio de informações entre eles”, completa.