23 JUN 2022
VIAMÃO RECEBE O ESTUDO ATITUDE: PARTICIPE!
Você é Gaúcho de Atitude? Então você pode receber o Projeto Atitude em casa! Nos próximos dias, pesquisadores do Hospital Moinhos de Vento (HMV), acompanhados de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Secretaria Municipal de Saúde, estarão fazendo uma pesquisa que faz parte de um estudo sobre doenças sexualmente transmissíveis. Eles estarão devidamente identificados e percorrerão regiões mapeadas conforme o censo do IBGE.

É o Projeto Atitude, um estudo desenvolvido pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul e apoio técnico do Ministério da Saúde, através do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), no qual o município de Viamão foi selecionado para participar.

O projeto visa conhecer os fatores comportamentais associados à continuidade da cadeia de transmissão das IST - Infecções Sexualmente Transmissíveis, fornecendo informações importantes para o planejamento de ações para o enfrentamento da situação epidemiológica do HIV, sífilis e hepatites virais no Rio Grande do Sul. “Será uma fonte importante de informações que poderá ser usada para o direcionamento de políticas públicas e para o controle da epidemia de HIV/AIDS, sífilis e hepatites virais no estado, fortalecendo a vigilância epidemiológica dessas doenças”, explica a médica Epidemiologista do Hospital Moinhos de Vento, responsável técnica do Projeto Atitude, Dra. Eliana Wendland.

Conforme dados do Hospital Moinhos de Vento, o Rio Grande do Sul apresenta um contexto único quanto à epidemia de HIV/AIDS e IST. O Estado é a unidade da União com maior prevalência de HIV e Hepatite C. “Selecionamos 56 municípios do Rio Grande do Sul, sendo a amostra total de 8.232 indivíduos. Os participantes devem ser maiores de 18 anos, de ambos os sexos. Em Viamão, queremos atingir um universo de 263 participantes para responder a uma entrevista e fazer os exames em casa”, explica Dra. Eliana.

Os profissionais que farão a coleta de dados nos próximos dias, estarão devidamente identificados com colete, chapéu e mochila com identidade visual do projeto. As regiões selecionadas são: Santa Isabel, Monte Alegre, Cecília, Augusta Meneghini, Gaúcha, Esmeralda, Sepé Tiarajú, São Lucas, Orieta, Planalto, Pró-Morar, Estalagem, Tarumã, Viamar, Águas Claras, Espigão e Martinica.

Qualquer dúvida, a equipe do Projeto Atitude está à disposição para maiores informações pelo telefone: (51) 3537-8092.