03 MAI 2022
Fortalecendo vínculos e vivendo Viamão
Margarita Kremer conduziu o grupo pelas obras
Sabe aquelas oportunidades que a vida te apresenta? Como aquela história de não deixar passar o cavalo encilhado? Pois é... O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS Centro-Tarumã e Águas Claras é um desses. Além de fazer novos amigos, os idosos também fazem arte e passeios.

Hoje, terça-feira (03), foi um desses dias. Catorze idosas dos dois grupos (Centro-Tarumã e Águas Claras) visitaram a exposição “80’s”, na Fundação Vera Chaves Barcellos (FVCB). Lá, elas foram recebidas pela artista visual, arte-educadora e coordenadora do Programa Educativo da FVCB, Margarita Kremer, que as conduziu por um tour guiado, falando um pouco o que cada um, dos mais de 30 artistas, propôs na sua obra.
“Lembrando que arte nos anos 80 reflete o contexto de abertura política e de valorização da cultura neste período, com o início do processo de democratização do Brasil e a criação do Ministério da Cultura. A mostra destaca a renovação de linguagens tradicionais na década de 1980, como a pintura, a escultura e a gravura, além de experimentos audiovisuais”, explica.

Marcia Dutra, 56 anos, conta que frequenta o Serviço de Fortalecimento de Vínculos do CRAS Águas Claras, desde 2018. Ela se aposentou e comprou um sítio em Viamão para ter uma vida mais saudável. Entrou no grupo para se sociabilizar e ganhou muitas amigas. “Lá a gente faz artesanato, conversa sobre vários assuntos e interagimos com outros grupos. Adorei conhecer a Fundação e as obras de arte. Já havia visitado museus e galerias de artes em Porto Alegre, Curitiba, Buenos Aires e, agora, aqui em Viamão.”

Faceira e interagindo com as obras de arte, dona Ana Nobre, 72 anos, moradora do bairro Estalagem, nem imaginava que havia galeria no município. “Olha só quanta riqueza nós temos”, fala admirada. Dona Ana participa das atividades em grupo no CRAS Centro-Tarumã desde 2018. “Adoro! Fico contando os dias da semana para chegar as terças-feiras. Lá eu me divirto com as gurias. A gente conta piada, faz artesanato... é uma terapia”, conclui.

A exposição “80’s” pode ser visitada até o dia 23 de julho. A entrada é gratuita, mas é necessário agendar horário pelo telefone (51) 98229.3031 ou pelo e-mail educativo.fvcb@gmail.com