04 OUT 2013
Outubro Rosa colore Viamão

Durante todo mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde tem uma programação voltada à mulher para o diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do colo de útero.

No mês de outubro, ONGs e governo, realizam uma campanha sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento Outubro Rosa iniciou 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque. Em 1997 é que outras cidades começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico precoce da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje, o Outubro rosa é realizado em vários lugares. E, pela primeira vez está sendo realizado em Viamão com o engajamento do Poder Público.

Durante todo mês, a Secretaria Municipal da Saúde estará realizando diversas atividades voltadas à conscientização das mulheres sobre o câncer de mama. O número de casos  cresce anualmente no Estado e o assunto ainda é considerado um tabu pelas mulheres. De acordo com a secretária de Saúde, Sandra Sperotto, o diagnóstico precoce, na maioria dos casos, garante a cura. “Temos que acabar com o tabu de que câncer não tem cura e fazer com que as mulheres procurem as unidades de saúde para a realização de exames. Temos todo mês 1.200 mamografias disponibilizadas pelo Estado, mas a procura é muito baixa e sobram cerca de 900 encaminhamentos para o exame. Queremos mudar isso e criar o hábito nas viamonenses de fazerem a apalpação das mamas uma vez ao mês e a mamografia anualmente”, explica Sandra.

O lema da campanha Outubro Rosa é “Quem procura, acha. Quem acha, trata. Quem trata, cura.” A abertura aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 3, na Praça Matriz Cônego Bernardo Machado e contou com a participação do prefeito, Valdir Bonatto, e do Viamama. O prefeito disse que é uma obrigação do governo fazer com que a população procure fazer a promoção da saúde e a prevenção de doenças. Após a abertura, a comunidade pôde apreciar a fachada da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição iluminada de rosa. A iluminação rosa também pode ser apreciada na fachada do prédio da Secretaria Municipal da Saúde e na paróquia Santa Isabel. Ao longo do mês, a ideia é que mais prédios públicos recebam a iluminação especial. A Acivi, o Sindilojas e a CDL também estão incentivando os comerciantes a iluminarem os seus estabelecimentos comerciais e deixarem a vitrine com tons rosa.

Hoje, dia 4, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde estará no Centro Municipal de Cultura e Esportes, na Copa EJA, a partir das 19h30, para divulgar exames e cuidados com a saúde. Todas as terças-feiras do mês de outubro (8, 15, 22 e 29) as mulheres terão agenda livre para procurar uma unidade básica e cuidar da sua saúde. Será a oportunidade de colocar o exame papanicolau em dia e solicitar o encaminhamento para mamografia, além de receber uma carteira para anotar e controlar a periodicidade dos exames.

Nos dias 8 e 9, à tarde, o Viamama fará uma palestra para as integrantes do Mulheres Mil, na escola Monte Alegre – Caic. Dia 9 será a vez dos profissionais da saúde receberem capacitação sobre sífilis, câncer de mama e de colo de útero. No dia 19, acontecerá a Caminhada das Vitoriosas, com encontro em frente à loja Amauri Tintas (avenida Américo Vespúcio Cabral, esquina ERS 040), às 10 horas. E, no dia 26, acontecerá a Cavalgada das Vitoriosas, organizada pela Ordem dos Cavaleiros do Brasil, ainda sem local e horário definidos.

Saiba mais:

- O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres. Somente no ano de 2011, a doença fez 13.225 vítimas no Brasil.

- O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e a mamografia.