02 OUT 2013
Estudantes debatem questões ambientais na próxima sexta-feira

A Escola Estadual Técnica de Agricultura - ETA, recebe na próxima sexta-feira, 04, alunos de 23 escolas municipais e duas estaduais que participarão da I Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que integra as atividades da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente - CNIJMA.

Com o tema “Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis” a CNIJMA tem como principal objetivo o fortalecimento da responsabilidade ambiental nas escolas e comunidade, de maneira participativa, democrática e transformadora. Após as conferências escolares, realizadas nos meses de agosto e setembro, na próxima sexta-feira acontece o encontro municipal, para apresentação dos projetos já desenvolvidos por cada uma das 25 escolas e que foram cadastradas junto ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) - Escolas Sustentáveis.

Devido ao número expressivo de escolas participantes, Viamão não precisará passar pela etapa regional da conferência, podendo inscrever sete projetos diretamente na conferência estadual, que segundo o cronograma, ocorre nos dias 23 e 24 deste mês, sendo um projeto das escolas estaduais e os outros seis da rede municipal.

Para a secretária municipal de educação, Maria Clarice de Oliveira, a discussão das questões ambientais envolvendo escola e comunidade contribui para a disseminação de ações de preservação, “a questão ambiental está prevista no currículo escolar e uma conferência de meio ambiente voltada ao público infantojuvenil é o espaço de discussão e fomento deste tema, trazendo para a prática o que se desenvolve no campo teórico dentro das escolas. Além disso, os assuntos tratados nesta conferência, que já estão em desenvolvimento nas escolas, são levados para dentro de casa e também estendido para a comunidade em geral”, relata.

Já a assessora do projeto de escolas sustentáveis da secretaria municipal de educação, Nazaré de Carvalho, destaca o engajamento das escolas com o projeto, “nos deixa muito feliz ver a participação da rede municipal nesta conferência, que no âmbito nacional está em sua quarta edição, mas aqui em Viamão vamos realizar a primeira, e já contamos com um excelente número de escolas”.

Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) - Escolas Sustentáveis

O programa destinará recursos para a inclusão da temática socioambiental no projeto político-pedagógico da escola; para o apoio à criação e o fortalecimento de comissões de meio ambiente e qualidade de vida (Com-vida) e para a adequação do espaço físico da escola de maneira a aprimorar a destinação de resíduos e obter eficiência energética, entre outras iniciativas. Os investimentos previstos pelo Ministério da Educação giram entorno de R$ 100 milhões.

Os recursos devem ser utilizados em pelo menos uma das seguintes finalidades:

Contratação de Serviços de Terceiros: transporte, fornecimento de internet banda larga e contratação de mão de obra para oficinas e adequação do espaço físico escolar;

Aquisição de Materiais de Construção: telhas de fibras naturais para substituir telhados de amianto, cisterna para captação de água da chuva, viveiro de plantas, minhocário, calçada verde, bicicletário e claraboias para iluminação e ventilação natural;

Aquisição de Equipamentos: notebook, impressora, umidificadores de ar, aquecedores solares, conjunto de iluminação solar externa, conjunto de lixeiras para coleta seletiva;

Produção e Aquisição de Materiais Didático-pedagógicos: livros, vídeos, jogos e banners.

O valor que cada escola integrante do programa pode receber está de acordo com o total de alunos matriculados no ensino fundamental nesta escola, podendo variar de um total de R$ 8 mil a R$14 mil.