29 MAR 2022
Viamão integra o roteiro “Caminhos de Anita”
O artista plástico Mauro Vila Real e sua obra
Viamão é uma das nove cidades que vai integrar o roteiro “Caminhos de Anita”, ao lado de Vacaria, Bom Jesus, São Francisco de Paula, Santo Antônio da Patrulha, São Sebastião do Caí, Capivari do Sul, Palmares do Sul e Mostardas/São Simão. A notícia foi recebida hoje, em praça pública, pelo vice-prefeito, engenheiro Nilton Magalhães.

O secretário de Turismo do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, esteve na cidade e trouxe o artista plástico @Mauro_Vilareal, que pintou nove quadros, um para cada cidade que integra os “Caminhos de Anita”. A cerimônia de lançamento contou ainda com a presença dos secretários Anderson Scaranto e Maurício Carravetta e do vereador Eraldo Roggia.

A obra feita para Viamão retrata Anita Garibaldi, Giusepe Garibaldi e Bento Gonçalves reunidos, se organizando para a Batalha do Taquari. Mauro conta que morou em Viamão até 1979. “Meu irmão nasceu aqui. É uma sensação de retorno para casa e um orgulho muito grande ter um quadro meu aqui na cidade. Eu tenho minhas obras fora do país, fora do Estado e agora eu tive essa oportunidade de deixar meu trabalho público aqui no Estado. É muito gratificante esse reconhecimento.”

O secretário Ronaldo Santini disse estar muito feliz em lançar uma nova rota turística aqui no Estado. “Uma rota histórica-cultural, por onde Anita Garibaldi deixou o seu legado. Caminhos de Anita resgata a cultura e a tradição do Rio Grande do Sul.”

“Quem pinta sua aldeia, é universal. Quem canta sua aldeia, é universal. Viamão, 280 anos de história, e agora despontando para o Turismo no Estado. Até o final do ano, teremos mais de 20 quilômetros de asfalto até Itapuã, onde temos mais de 100 quilômetros de orla. É um novo tempo para Viamão”, explica o vice-prefeito.

O lançamento da rota na cidade contou ainda com uma apresentação da banda Alma Gaudéria, com a música “Somos Anita”, composta pelo vocalista Fernando Espíndola (voz e violão do grupo), e Alexandre Brunetto. A música virou clipe e enaltece todas as mulheres gaúchas.

Saiba mais:
– “Caminhos de Anita” foi o tema dos Festejos Farroupilhas de 2021, ano do bicentenário da heroína.
– O artista plástico Mauro Vila Real já desenvolveu trabalhos para a Marvel, DC Comics e Disney. Participou de exposições como o Salão Internacional e Contemporâneo de Arte de Belo Horizonte, Salão Internacional de Arte Contemporânea de Portugal e Salon International D´Art Contemporain no Carrousel Du Louvre, em Paris. Desde o ano de 2020 é o responsável pela identidade visual oficial dos Festejos Farroupilha, além de ilustrador de imagens tradicionalistas.