20 SET 2013
Coleta Seletiva Solidária será implantada no município

Juntamente com a estruturação do Departamento de Meio Ambiente, foi anunciada pelo prefeito, Valdir Bonatto, a implantação da Coleta Seletiva Solidária, num modelo em que os catadores, por meio de suas entidades representativas, fazem parte de forma efetiva na gestão, estruturação e funcionamento do processo, sendo protagonistas, junto aos demais segmentos de gestão e geração de resíduos. “Hoje estamos implementando uma política que reconhece e valoriza os catadores, que historicamente não foram incluídos nos processos anteriores da coleta seletiva, e que agora serão parte fundamental neste novo sistema” ressaltou o prefeito.

Cadastro municipal de catadores e carroceiros de matérias recicláveis

Através da secretaria municipal de cidadania e assistência social, a prefeitura, em parceria com as entidades locais que formam integram o Movimento Nacional dos Catadores fará um cadastro dos catadores e carroceiros que atuam no município. Atualmente em Viamão estão cadastradas 40 famílias, mas segundo os representantes no núcleo municipal do MNCR - Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, este número é superior a 400 famílias. Para este cadastro, as entidades farão o contato diretamente nas ruas, nos bairros e em seus espaços de trabalho. A SMCAS fará a inscrição, inclusive cruzando os dados de registros dos programas sociais existentes no município. Os trabalhadores cadastrados receberão curso de formação e qualificação, além de instruções quanto aos cuidados de saúde, relações sociais, autoestima e organização coletiva.

Além do cadastramento, a prefeitura constituirá um Grupo de Trabalho que ficará com a responsabilidade de planejar e acompanhar o funcionamento da coleta seletiva solidária. Este grupo terá a participação de membros governamentais e também da sociedade civil, por meio de suas entidades representativas, pois, enquanto geradores, é determinante estarem inseridas neste modelo proposto que terá um plano de ações e acompanhamento a curto, médio e longo prazo, conforme determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

“É o atendimento à questão ambiental na gestão dos resíduos, de ações concretas interligadas de educação e conscientização ambiental”, acrescenta Bonatto.