14 JAN 2022
Manter em cativeiro pássaros silvestres nativos é crime ambiental

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smma), em parceria com a Polícia Civil, realizou a apreensão de 27 pássaros silvestres nativos no bairro São Lucas, na manhã desta sexta-feira, dia 14. As aves foram encaminhadas para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para avaliação veterinária e, posteriormente, readaptação ao meio ambiente.

Manter pássaros silvestres em cativeiro é crime ambiental (Lei 9.605/1998). A pessoa flagrada de posse dos animais vai responder processos administrativo e criminal, além de receber duas multas de R$ 500,00 por cada pássaro mantido em cativeiro e por maus tratos, totalizando R$ 27 mil.

Espécies apreendidas: Cardeal; Azulão; Trinca-Ferro Canário-Da-Terra; Caturrita; Sanhaço de Coleira; e, Frade.

De acordo com o fiscal ambiental, Alisson Soares, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente recebe denúncias pelo telefone 3492.7688. Se uma pessoa, voluntariamente, optar por devolver na Smma os pássaros silvestres que mantém em cativeiro, ela não será penalizada e nem sofrerá processo administrativo e criminal.

Fotos: Marcos Evangelista