16 SET 2013
Formatura no Centro Educacional João Paulo II

Na manhã de quinta-feira (12/09), ocorreu a formatura dos alunos do projeto de Inclusão Produtiva da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS) de Viamão, em parceria com o Centro Educacional João Paulo II. O projeto tem o  objetivo de proporcionar formação de mão de obra qualificada às famílias que estão em situação de vulnerabilidade social, inseridas em algum programa social e, que são encaminhadas através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do município.
A cerimônia ocorreu no salão do Centro Educacional João Paulo II, localizado no bairro Tarumã, e foi conduzida por Natália Lemos Vicente, coordenadora dos cursos.  O evento contou com a presença dos familiares dos 55 formandos dos cursos de Panificação e Confeitaria, Manipulação de Alimentos, Informática e Horticultura/Floricultura. Os formandos receberam seus certificados de conclusão das mãos da secretária de Cidadania e Assistência Social,  Belamar Pinheiro, e dos instrutores dos cursos.
O diretor do Abrigo João Paulo II e do Centro Educacional João Paulo II,  Ir. Lauri Carlesso,  saudou a todos e agradeceu a parceria da prefeitura. “Estou muito feliz em ver tantas pessoas, de diferentes idades, concluindo a 3ª etapa dos cursos de qualificação. Desejo que continuem se qualificando e acreditando nem futuro melhor com fé em Deus Pai providente”.
A Secretária Belamar falou sobre a importância dos cursos profissionalizantes oferecidos pelo município: “Estes cursos são muito importantes, pois são a porta de entrada para o mercado de trabalho. A nova gestão quer que Viamão cresça, mas para isso precisa que toda a população cresça também, se qualificando para trazermos mais indústrias e oportunidades para todos da cidade”.
O professor Rogério Luis Franqui Vargas falou em nome dos colegas educadores: “Queridos alunos não parem de se qualificar eu quero ver vocês conquistarem muito mais”.
A aluna Natália Santos Garcia falou em nome de todos os formandos e agradeceu a paciência e o trabalho que os professores realizaram. “A padaria nos ensinou que podemos colocar a mão na massa sem medo algum de errar e que podemos fazer nosso próprio caminho”.
A cerimônia foi encerrada com a degustação dos produtos da padaria e a confraternização dos formandos e demais presentes.
As inscrições dos cursos estão abertas para novas turmas e os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Rua 2 de novembro, Nº 49, Centro de Viamão), de segunda a sexta-feira, das 8 às 12hs e das 13 às 17hs.