16 SET 2013
Prefeitura inaugura inédito Pronto Atendimento Social 24 Horas

No sábado, 14, dia em que Viamão completou 272 anos de história, o prefeito Valdir Bonatto, acompanhado do vice, André Pacheco, dos secretários municipais, e na presença do Deputado Federal, Nelson Marchezan Jr, entregou à comunidade o Pronto Atendimento Social 24 Horas. O local, pioneiro no país, servirá de referência no acolhimento das pessoas que necessitarem de serviços sociais de emergência, como Defesa Civil, auxílio funeral, Conselho Tutelar e o atendimento às mulheres vítimas de violência. O espaço abrigará também a Casa dos Conselhos, onde os atuais 19 conselhos municipais terão à disposição um auditório com capacidade para 100 pessoas, sala de reunião e estrutura de informática, tudo para qualificar o serviço já prestado por cada um dos conselhos. A solenidade contou com a apresentação da banda da Escola Municipal Araçá.

No local também funcionará a Delegacia da Mulher, de maneira provisória, até que o local definitivo esteja concluído. Na solenidade a representante da Polícia Civil, Delegada Adriana, agradeceu a parceria entre os governos municipal e estadual que viabilizou a vinda da Delegacia da Mulher para Viamão. Ainda segundo Adriana, a delegacia deverá estar funcionando no local dentro de 10 dias, “a demanda deste serviço é muito grande na cidade, e ter uma delegacia da mulher operante é o meio mais eficaz de evitarmos o aumento de casos de violência contra as mulheres, e esta delegacia estando mais próxima das vítimas também proporciona um atendimento mais rápido”, destacou a delegada.

Para a primeira dama do município, Sabrina Bonatto, a diminuição da violência contra a mulher para necessariamente pela valorização das mulheres e este é um compromisso do governo, “as políticas sociais integradas do município tem como eixos de atuação as crianças, os idosos e as mulheres, e articular ações que promovam a melhora de vida destas pessoas é papel do gestor público, e este local, o Pronto Atendimento Social, vem de encontro às necessidades da população”, ressaltou a primeira dama.

Já a secretária municipal de cidadania e assistência social, Belamar Pinheiro, destacou a importância do PA Social como um ponto de referência na busca dos serviços sociais na hora de emergência, “ter os serviços sociais centralizados e disponíveis 24 horas, e facilitar o acesso a eles é o principal objetivo deste espaço”, disse Belamar.

O prefeito Valdir Bonatto enfatizou que a inauguração do Pronto Atendimento Social 24 Horas é uma nova página na história da cidade e também a consolidação de um sonho. “A Casa dos Conselhos é uma reivindicação histórica de todos os conselheiros, dos mais diversos conselhos, e estamos atendendo este pedido em respeito, valorização e reconhecimento do trabalho destes conselhos na superação das dificuldades que enfrentam, e queremos, através dos conselhos, rever as políticas sociais, pois o trabalho dos conselhos é feito onde as demandas estão, junto à população” enfatizou Bonatto. Ainda segundo o chefe do executivo, instalar a Delegacia da Mulher, mesmo que de maneira provisória, busca atender uma demanda cada vez maior na cidade, onde mais de 50% da população é constituída por mulheres.

O Pronto Atendimento Social 24 Horas está localizado às margens da RS 040, na avenida Senador Salgado Filho, 9214, parada 55.