16 SET 2013
Anúncios na saúde dão início às comemorações de aniversário do município

Na manhã da quarta-feira, 11, o governo municipal iniciou as comemorações alusivas aos 272 anos de Viamão. A data foi marcada por anúncios de políticas sociais na área saúde. O prefeito, Valdir Bonatto, e a secretária de Saúde, Sandra Sperotto, anunciaram o que o governo municipal já implantou para melhorar a saúde no município. Como a abertura de oito salas de vacinas, totalizando 16 salas de vacinas, uma em cada unidade básica de saúde, ou a implantação de nove equipes de Estratégia de Saúde da Família, todas em funcionamento, ou mesmo a disponibilização de uma unidade móvel médica, com dispensário de medicamentos, vacinas e autorização de exames com roteiros pré-definidos a localidades de difícil acesso ou sem unidade de saúde, entre outros.

A secretária Sandra explicou que todas as unidades de saúde estão adotando o programa de acolhida, o que está diminuindo as filas de espera por atendimento. “Neste programa, o paciente é acolhido por enfermeiros e técnicos em enfermagem que avaliam a necessidade de atendimento e faz o agendamento da consulta.” Sandra também anunciou a vinda de um médico pelo programa Mais Médicos do governo federal, para iniciar as atividades já na próxima semana.

O prefeito ressaltou a demanda reprimida de cerca de 12 mil pessoas que aguardam por uma consulta por médico especializado ou para cirurgia e anunciou que até o final do ano estará contratando serviço para diminuir a fila de espera. “Não podemos fechar os olhos para estas pessoas que estão sofrendo há nove anos, aguardando por uma consulta, por um exame especializado. Queremos diminuir esta listagem”, explica. Bonatto também anunciou a chegada de uma nova ambulância do Ministério da Saúde para o SAMU e a compra de outras três ambulâncias. “Com isso, estaremos entregando um projeto de ampliação de uma base para três bases de SAMU. Das três ambulâncias que estamos comprando, duas terá todo suporte básico e uma terá suporte avançado, tipo UTI. Mas a nossa meta é atender a saúde na base, prevenindo a doença. Assim, estamos aumentando as campanhas para vacinas e cobertura vacinal, além de investir nos combates às endemias. Enfim, estamos trabalhando para melhorar a vida das pessoas. É assim que acontece a mudança de verdade.”

Também está sendo contratado um serviço de informatização de todos as unidades de saúde e implantado o prontuário digital. Assim o cidadão poderá ser atendido em qualquer unidade de saúde, pois sua ficha estará acessível em qualquer unidade.