13 SET 2013
Capacitação do “Crack, é possível vencer” qualifica agentes de segurança.

Após ser uma das primeiras cidades do país a aderir ao programa “Crack, é possível vencer”, Viamão completa mais uma das etapas de implantação do projeto, o curso de qualificação de servidores da segurança que atuarão na programa aqui no município. Das oito cidades gaúchas que aderiram ao programa Viamão é a primeira a concluir esta etapa do projeto. Participaram das qualificação servidores da Brigada Militar, Polícia Civil e Vigilância Municipal.

Para o Comandante do 18º BPM, Ten. Cel. Marcelo Giusti, a parceria do município e a integração das forças independente da entidade que cada servidor representa garante o sucesso deste trabalho na cidade de Viamão. Já a secretária Maria Clarice ressalta que o trabalho preventivo também será desenvolvido nas escolas, com alunos e professores, e que estes deverão ser multiplicadores em suas comunidades. Para o prefeito, a qualificação é importante neste tipo de serviço que será prestado, para Boantto o papel da autoridade de segurança no combate e prevenção do uso de drogas é a preservação da vida. Outro ponto destacado pelo prefeito é o pioneirismo de Viamão na implantação deste programa, “nossa cidade será referência neste projeto, pois é um dos primeiro na região metropolitana e um dos poucos no país que já completou esta etapa de formação”, reforça.

No eixo da segurança as ações do programa preveem investimentos em capacitação e aquisição de equipamentos para auxiliar o policiamento ostensivo. Viamão receberá uma base móvel, que compõem um micro-ônibus, duas viaturas e duas motos, mais pistolas de condutividade elétrica e aproximadamente 20 câmeras de videomonitoramento.