25 OUT 2021
ONDA ROSA NA AVENIDA E NAS UNIDADES DE SAÚDE
Ao som de músicas alegres e vibrantes, a Caminhada do Outubro Rosa levou centenas de pessoas para as avenidas Américo Vespúcio Cabral e Marcos de Andrade, no centro de Viamão. Faixas, cartazes e balões coloriram as ruas e chamavam a atenção para o cuidado com a saúde. Em cima de um trio elétrico, as professoras de ritmo Jeh e Tia Lisi animaram a mulherada durante o percurso.

Ao final da caminhada, que terminou em frente à Igreja Matriz, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Laureci Goulart, frisou a importância das mulheres dedicarem um tempo a si mesmas. “Nós, mulheres, cuidamos de todos, mas também precisamos cuidar de nós.”

A secretária Adjunta da Saúde, Michele Galvão, disse que a palavra do dia é “Alegria”. “Alegria em estar aqui, alegria em poder encontrar todas vocês aqui e com saúde. O ano de 2020 foi muito difícil para todas, mas hoje, conseguimos parar a cidade e lembrar as mulheres para cuidarem da sua saúde, fazendo os exames preventivos. Hoje é dia de colocar os exames em dia. As unidades de saúde estão abertas e recebendo as mulheres sem agendamento para coleta de CP e exame clínico das mamas. Também é possível solicitar mamografias e ecografias mamárias, se houver necessidade. Reativamos a Unidade Móvel para ir mais longe e cuidar da saúde de todas.”

Michele também lembrou que todos os anos sobravam mamografia e ecografia mamária, mas que neste ano, no dia 21 de outubro, a cota de Viamão foi batida e a Secretaria de Saúde comprou 1500 exames de ecografia mamária e transvaginal para atender a todas as mulheres.

O prefeito, professor Bonatto, ressaltou que o cuidado com a saúde da mulher se faz com ações concretas todos os dias. Destacou a importância da rede de professores da educação para propagar as informações e mobilizar a comunidade escolar para a atenção à Saúde da Mulher. “Destaco também o trabalho de acolhimento que vem sendo realizado nas unidades de saúde, de acompanhamento e convencimento para a promoção da saúde. Hoje fizemos a maior caminhada do Outubro Rosa. É um novo tempo de esperança e retomada da vida.”

Se você é mulher e ainda não realizou os seus exames preventivos de rotina, procure uma das 18 Unidades de Saúde mais próxima da sua casa para fazê-lo. O exame é rápido e indolor. Hoje, dia 23, as unidades de saúde ficarão abertas até às 17 horas.