22 OUT 2021
AGORA É REALIDADE: CASA DE CONVIVÊNCIA DA APAE É INAUGURADA
Um sonho que se torna realidade! A Casa de Convivência da Apae para jovens e adultos já é uma realidade! Um espaço multiuso para oficinas de ioga, dança, música, artesanato e teatro para alunos jovens e adultos da Apae, bem como uma proposta pedagógica para inserção ao mercado de trabalho.

Muita emoção na cerimônia de inauguração. A presidente da Apae, professora Maria Helena dos Santos, fundadora da entidade em Viamão, lembrou que muitos dos jovens que estavam ali na cerimônia, ela conhece desde bebezinhos. “É um momento histórico! É um sonho que sonhamos juntos e hoje estamos realizando!”

A secretária de Educação, professora Marcia Culau, falou que está muito feliz. “É mais um sonho que estamos colocando em prática. Atendíamos aos alunos dos 6 meses aos 17 anos. E depois? Como ficava a convivência social, o desenvolvimento das potencialidades, a integração? É com muita alegria que hoje estamos entregando mais um serviço para a rede de cuidado com as pessoas.”

Presente na cerimônia, a Primeira-Dama, Sabrina Bonatto, falou que a missão de um governo é trabalhar com projetos que beneficiem o cuidado com as pessoas. “Esta casa é o lugar no qual os jovens e adultos com deficiência serão acolhidos e continuarão a desenvolver as suas potencialidades.”
A Casa de Convivência recebeu recursos da emenda parlamentar do deputado Federal gaúcho, Bibo Nunes, para contratação de oficineiros e compra de móveis e materiais. Em dezembro de 2016, o prefeito, Professor Bonatto, anunciou a doação do prédio à Apae. A doação foi feita através da Lei 4.554, de 2016. A área pertencia ao Clube de Caça e Pesca Viamão, que fez a doação à prefeitura após a sua extinção.

“Que bom estar aqui! Que bom poder fazer a diferença na vida das pessoas. Neste ano, pudemos resgatar ações que ficaram paradas, e a Casa de Convivência foi uma dessas. Firmamos convênio com a Apae no mês passado para que pudéssemos contratar profissionais e atender às crianças que precisam de atendimento especializado para desenvolvimento dos seus potenciais. Tudo tem seu tempo, o momento certo para acontecer. Agora, com a entrega da Casa de Convivência, estamos dando mais um passo no cuidado com as pessoas”, explica, emocionado, Professor Bonatto.

No final da cerimônia, o prefeito ainda anuncia que até o final do ano será inaugurado o Centro de Especialidades Infantojuvenil, para que as famílias não precisem ir até Porto Alegre ou região para tratamento da saúde das crianças e adolescentes.