05 MAR 2021
JORNADA DESTACA UM NOVO TEMPO NA EDUCAÇÃO DE VIAMÃO

Um novo desafio para os professores foi lançado na Jornada Pedagógica 2021: Face à pandemia, a rede municipal precisou se adequar aos novos protocolos. De 1º a 3 de março, os educadores debateram temas como: o Ensino Híbrido e as perspectivas à mediação pedagógica; as 10 competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que devem ser desenvolvidas ao longo dos anos na escola; as metodologias ativas, como uma forma de (res)significar a aprendizagem; e, a apresentação do novo programa do Governo Federal –Tempo de Aprender, baseado na alfabetização através do método fônico.

De acordo com a secretária de Educação, Marcia Culau, “É mais um desafio que vamos superá-lo. Nosso ensino já estava dispondo aos alunos nas escolas o acesso às novas tecnologias por meio de uma parceria com a Fundação Telefônica – Vivo. Tablets, notebooks, netbooks, maleta digital,  tudo isso era realidade aqui no município.

No entanto, quando o Estado entrou em Bandeira Preta, devido à pandemia, os planos tiveram de ser adaptados à nova realidade. “Desta forma, iniciaremos as aulas de maneira remota no mês de março, com atividades e acompanhamento com o professor através do Whatsapp. O sistema híbrido poderá ser uma realidade a partir de abril, quando, provavelmente o Estado já terá saído da Bandeira Preta”, explica a secretária de Educação.

A rede municipal de ensino hoje é composta por 1.338 professores e 471 funcionários. O escritor e músico, Rodrigo Munari, trabalhou na Jornada o lado socioemocinal do ser humano, com a sua palestra musicada: inspiração. Diogo Almeida, professor e comediante, outro convidado especial para o evento online, alegrou os educadores com seu humor sobre as mazelas e situações do dia-a-dia do universo pedagógico.

A professora Alexandra Tuffani parabenizou a Secretaria de Educação pelo planejamento da Jornada. “Excelentes palestras, mesclando informações importantes e entretenimento, o que demonstra sensibilidade e valorização aos professores.”

Para a diretora Pedagógica, Katilene Medeiros, “todas as palestras estavam interligadas de alguma forma, com o intuito do bem comum.” Katilene conta que os professores já ficam ansiosos pela Jornada. “Este ano foi a primeira vez que realizamos o evento virtualmente, cada um na sua casa e deu certo. Muito obrigada ao engajamento de todos nesse novo tempo na Educação de Viamão”, encerra Katilene.

O QUE SÃO ATIVIDADES REMOTAS?

– As atividades serão enviadas pelo professor  via whatsapp, para serem realizadas no caderno.

– Diariamente (tempo organizado pela escola) o professor fica disponível para esclarecer as dúvidas dos alunos e receber as atividades realizadas via whatsapp.

– Se o estudante ainda não participa do grupo de whatsapp da escola, os pais ou responsáveis devem entrar em contato com a escola e solicitar a inclusão.

– Os pais ou responsáveis tem um papel importante em apoiar os seus filhos a realizarem as atividades propostas.

– Para quem não tiver acesso à internet, a escola disponibilizará atividades impressas para que um responsável pelo aluno as busque na escola.

– Os estudantes da educação infantil, dos 1º e 2º anos do ensino fundamental e educação especial, bem como todos aqueles que não tenham internet, receberão atividades impressas.