02 MAR 2021
PREFEITO ENTREGA PROJETOS PARA COMPRA DE VACINAS, TELEMEDICINA E CONVÊNIO COM HOSPITAL

O prefeito, Valdir Bonatto, anunciou em coletiva de imprensa, realizada na tarde desta terça-feira (02/03), que encaminhou três projetos de Lei para a Câmara de Vereadores em regime de urgência com vista a melhorias no atendimento à saúde.

COMPRA DE VACINAS: o Projeto de Lei 018/2021 solicita autorização para o município realizar a compra de vacinas contra a Covid-19 para atender toda a população. A compra poderá ser realizada com um recurso para ações contra a pandemia, completando com recursos do caixa único da Prefeitura.

UBS NO HOSPITAL: o Projeto de Lei 20/21 refere-se a um convênio com o Instituto de Cardiologia Hospital (HCV) de Viamão, no qual será construída uma Unidade Básica de Saúde para atender aos pacientes de baixa complexidade. “Isso desafogará o atendimento da emergência, que precisa priorizar o atendimento aos pacientes classificados como média e alta complexidade”, explica. Com o sentido de liberar os leitos, a Prefeitura já firmou parceria com o HCV para o programa “Melhor em Casa”, onde os pacientes que fazem cirurgia possam diminuir o tempo de internação hospitalar e ser atendido por uma equipe de saúde em sua própria casa.

TELEMEDICINA: o Projeto de Lei 019/2021 refere-se à implantação do serviço de Teleatendimento de Saúde, uma inovação no cuidado com a saúde. O paciente poderá ligar para o Teleatendimento das 7 às 19 horas, de segunda a sábado. Passará por uma triagem e consultará com um médico através de uma videochamada. “Isso facilitará o acesso das pessoas à saúde, mantendo o distanciamento social. Depois dessa consulta, se for necessário acompanhamento ou exames, o paciente será encaminhado para uma UBS.”

Ao final, Bonatto respondeu às perguntas dos comunicadores locais e ressaltou que os cuidados com a higienização das mãos, o uso correto da máscara de proteção do nariz e boca e o distanciamento social ainda são as ações mais eficazes na prevenção ao Covid-19.