15 JAN 2021
Reunião do COE estrutura próximas ações de combate à pandemia

Com o objetivo de discutir as próximas ações de combate à pandemia do Covid-19, ocorreu na manhã de hoje (15) uma reunião com integrantes do Comitê de Operações de Emergência em Saúde (COE). A ação, que teve a presença do prefeito Valdir Bonatto, contou ainda com membros pertencentes às secretarias de Educação, Saúde, Administração, Desenvolvimento Econômico e Guarda Municipal, além do Hospital de Viamão.

Na ocasião o prefeito Valdir Bonatto afirmou: “retomamos as questões para o novo posicionamento e a retomada para o enfrentamento da Covid”. Ao fazer um breve histórico das novas medidas de prevenção à pandemia, o prefeito lembrou da assinatura do plano de cogestão regional ocorrido no último sábado. Citou também o novo Decreto de Calamidade Pública e o novo reposicionamento e constituição do COE. Para ele é preciso buscar clareza nos esclarecimentos à população.

No encontro foi reiterada a importância da fiscalização para que haja cumprimento dos protocolos de distanciamento previamente aprovados por setores e, caso as regras sejam descumpridas, ocorra primeiramente uma notificação à empresa e caso se repita o descumprimento da lei, a interdição do estabelecimento.

SOBRE O COE

O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) é uma estrutura organizacional que tem como objetivo promover a resposta coordenada por meio da articulação e da integração dos atores envolvidos. A sua estruturação permite a análise dos dados e das informações para subsidiar a tomada de decisão dos gestores e técnicos, na definição de estratégias e ações adequadas e oportunas para o enfrentamento de emergências em saúde pública.

Em Viamão, o COE é formado por profissionais técnicos de diferentes áreas de atuação e formação. Clique aqui e conheça os integrantes:

Fonte: Prefeitura de Viamão