12 AGO 2020
EDUCAÇÃO
Pacto Viamão pela Educação promove aprendizagem socioemocional para alunos e professores

Em Viamão, todos os alunos da rede municipal, da Educação infantil ao 5º ano, participam do programa de aprendizagem socioemocional Asas. As atividades do Asas são enviadas às famílias semanalmente, com o objetivo de incentivar habilidades como autoconfiança, segurança e resiliência. Os benefícios do programa, no entanto, não se restringem às crianças. Uma vez por semana, 700 professores do município participam de conferências com a psicóloga do programa Asas, Denise Mazuchelli.

Nesses encontros virtuais, os professores recebem acolhimento, dialogam sobre as conquistas e os desafios deste momento e, ainda, recebem todas as orientações necessárias para abordar as atividades do programa com as famílias. “Sou totalmente fã do programa ASAS e dou nota mil para as conferências”, conta Joana Veloso, professora do Pré II na EEEF Anita Garibaldi. “Esse amparo da gestão de proporcionar esse tempo, com uma pessoa especializada para nós, professores, também estarmos olhando pra dentro nos deixa mais fortalecidos para continuar nosso trabalho com os alunos e suas famílias.”

O Asas estreou neste ano em Viamão. O programa seria implantado nas escolas, presencialmente, como mais um recurso para o desenvolvimento integral dos estudantes. Com a chegada da pandemia, a gestão municipal decidiu estender o programa para a casa dos alunos, a fim de promover o estímulo às habilidades socioemocionais neste momento, minimizando, assim, os impactos negativos do isolamento sobre a vida da comunidade.

“Trabalhar o emocional é sim muito importante, acredito muito que a educação também tem esse papel. Eu, como professora, incentivo as famílias a participarem escrevendo recados, faço vídeos, encorajo a todos nas minhas falas para que se permitam vivenciar essas atividades em casa”, explica a professora Joana. Com as conferências, os professores também encontraram um espaço de atenção e cuidado à saúde mental e emocional. “As dinâmicas do ASAS vem para dar uma melhor leitura de nós mesmos. O professor é impactado a se olhar como ser humano e se permite, nesses momentos com a psicóloga Denise, falar de coisas que mexem com nosso íntimo. Temos noção de que os professores não estão sozinhos”, conta Joana.

Não é à toa que, após os encontros, diversos profissionais relatam sentir mais tranquilidade, bem-estar e força de vontade para seguir em frente. “Por mais que se pense no aluno e nas famílias, as situações que cada professor está vivendo dentro de casa não são diferentes. De certa forma, todas as angústias que as famílias dos alunos têm, nós também temos. E nisso as conferências ajudam muito. Eu não me sinto sozinha.”