10 AGO 2020
Prática de musicoterapia é realizada para pacientes e acompanhantes na UPA Viamão

Dentro ou fora dos hospitais, a música conta histórias, emociona e inspira. Ela também serve para acolher e alegrar. Visando ampliar o acolhimento, a direção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Viamão, está promovendo diversas atividades terapêuticas e de humanização para pacientes e acompanhantes assistidos na unidade, o que tem contribuído para a promoção da saúde, tornando o ambiente mais acolhedor.

Na semana passada, foi iniciado o Projeto Musicoterapia como mais uma estratégia de humanização. Os músicos Juliano da Silva Rodrigues e Marcelo Silveira de Souza foram os responsáveis por proporcionar emoção e felicidade aos pacientes, familiares e funcionários.

A gerente de enfermagem Luana Oliveira explica que a política de humanização da unidade oferece um trabalho que tem mudado a rotina do paciente, servindo como um mecanismo que amplia o tratamento e melhora a autoestima. “A musicoterapia que estamos desenvolvendo chegou para ampliar a relação social entre paciente e equipe, e tem melhorado a autoestima de todos nós”, disse.

Maria Antônia Santos, que aguardava atendimento na unidade, ficou surpresa com a presença dos músicos. “Fiquei surpresa, emocionada e feliz, não imaginei que chegaria aqui e iria presenciar algo tão lindo. Estava ansiosa com o meu atendimento e a música me acalmou. Parabéns a todos os envolvidos nessa ação, gostei muito”, comentou.

A iniciativa envolveu funcionários dos setores de recepção, sala de espera e sala de medicação, além do setor administrativo. Para realizar a ação, todas as medidas de prevenção a COVID-19 foram adotadas.