22 JUN 2020
Professores do Fundamental II recebem capacitação online da EI

Nesta segunda-feira, dia 22, cerca de 114 professores da rede municipal, do Fundamental II, receberam capacitação online dos instrutores da Escola da Inteligência (EI), em dois turnos: manhã e tarde. De acordo com o coordenador da EI no município, Alex Costa, o projeto é muito importante para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, da inteligência e das relações intra e interpessoais. “A educação emocional continuada é fundamental para cuidarmos das emoções dos alunos, dos professores e das famílias.”

Estarão participando as turmas de 7º e 9º anos de todas as 38 escolas que possuem o Fundamental II. A EI visa trabalhar com maturidade as frustrações, dores e perdas, transformando problemas em desafios, desenvolvendo a capacidade empática de se colocar no lugar do outro, focando em uma cultura de paz e valores humanos universais.

As facilitadoras Nayara Pereira e Marina Minhote apresentaram, por lâminas, os livros que os professores estarão recebendo. Elas orientaram que a entrega dos livros aos estudantes deve ser especial, significativa. Cada estudante do 7º e 9º ano receberá dois livros. Cada livro tem quatro lições. Cada lição deve ser ministrada em três aulas. Todas as atividades são online. “A novidade deste ano é o Portal Inteligência Jovem (PIJ), que é um aplicativo para ser explorado pelo jovem do 9º ano”, explica a facilitadora Marina.

A secretária de Educação, Simone Rodrigues, ressalta que a educação das emoções vem ao encontro das quatro competências da educação, que são: conhecer, fazer, ser e conviver.  “As aulas de educação emocional serão ministradas uma vez na semana. O propósito é que os alunos aprendam a identificar e a dar nome ao que estão sentindo, principalmente neste momento de pandemia”, conclui Simone.

Saiba mais:

– A metodologia é do médico psiquiatra e escritor Augusto Cury;
– São livros, áudios e vídeos que utilizam personagens infantis para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, estimulando a inteligência, o gerenciamento de pensamentos e a educação das emoções.