17 JUN 2020
EDUCAÇÃO
Educação emocional volta para o currículo do ensino fundamental II da rede municipal

Em 2019, a Escola da Inteligência (EI), trabalhou com 16 escolas de ensino fundamental II, do 6º ao 8º ano, englobando 38 professores e 3.848 estudantes. Pela primeira vez na rede municipal, os alunos puderam aprender a lidar com os conflitos do dia a dia, a pensar antes de falar ou agir, a lidar com suas frustrações, a ativar a criatividade e o pensar positivo.

Agora, em 2020, o projeto será realizado em 38 escolas. Os diretores já tiveram uma reunião por videoconferência. Os professores também serão sensibilizados e capacitados sobre o projeto. A EI visa trabalhar com maturidade as frustrações, dores e perdas, transformando problemas em desafios, desenvolvendo a capacidade empática de se colocar no lugar do outro, focando em uma cultura de paz e valores humanos universais.

O projeto vem ao encontro de quatro competências da educação, que são: conhecer, fazer, ser e conviver. “A educação socioemocional auxilia os alunos a reconhecerem as suas emoções e cria um ambiente produtivo para desenvolver a empatia, autoconhecimento e autonomia”, explica o coordenador da EI no município, Alex Costa.

💭 Relembrando
As aulas de educação emocional aconteceram uma vez na semana e os estudantes da rede municipal aprenderam a identificar e a dar nome ao que estavam sentindo, reeducando suas emoções e sabendo como lidar com elas. O projeto também chegou às famílias, orientando os pais a se envolverem mais na vida de seus filhos, fomentando sonhos e perspectivas de vida.

Uma pesquisa realizada no final do último ano letivo apontou que 91,6% dos alunos consideraram importante participar da EI. Cerca de 96,6% das famílias consideraram importante o ensino das habilidades socioemocionais para os seus filhos. “É transformar, fazendo a diferença, empoderando os estudantes e suas famílias”, encerra a secretária de Educação, Simone Rodrigues.

➡️ Saiba mais:
– A metodologia é do médico psiquiatra e escritor Augusto Cury;
O material didático é multidisciplinar, com kit específico de material gráfico para alunos, pais e professores;
– São livros, áudios e vídeos que utilizam personagens infantis para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, estimulando a inteligência, o gerenciamento de pensamentos e a educação das emoções;
– Durante as aulas, os alunos aprendem a ter controle sobre os cinco principais domínios socioemocionais: conscienciosidade; abertura a novas experiências; amabilidade; estabilidade emocional; e, extroversão.