07 NOV 2019
Começou e está muito legal!

Hoje começou a 15ª Feira Literária de Viamão e está muito legal. São 14 estandes de livrarias com os mais diversos títulos. Esta edição faz uma homenagem ao tradicionalismo e aos 100 anos de Gildo de Freitas. “Inovação na educação, cultivando a tradição” é o tema central. A UTV ganhou espaço e o público pode fazer uma visita guiada. Também tem praça de alimentação e mostra da memória cultural dos viamonenses.

Diferenças

De manhã o músico e escritor Rodrigo Munari roubou a atenção das crianças que vieram visitar a Feira. Munari falou do seu livro “Diferenças”, que foi trabalhado com as escolas. Chamou algumas crianças para subir ao palco e explicarem com suas palavras o que é diálogo e empatia. Daniela Oliveira, estudante da Evaldo Maia dos Santos, falou que diálogo é conversar com outra pessoa. João Elias, aluno da Castelo Branco, fala que, para ele, conversar é um gesto de amizade. “E também pode ser uma corrente do bem, para levar felicidade às pessoas.”

Com o violão em mãos, Rodrigo Munari, cantou algumas músicas, entre elas Diferenças. Os pequenos conhecem só essa vertente de Munari. Mas antes de ser escritor, Rodrigo Munari era vocalista dos Serranos, fez dupla com seu irmão Enzo emplacando na trilha sonora da novela da Globo, e cantor solo. Em 2015, escreveu a obra “Romance das Duas Flores” e iniciou participação nas feiras literárias pelo Estado. Gostou tando que escreveu o livro Diferenças, para o público infantil, que vendendo mais de 6 mil exemplares.

“Tenho mais três livros para ser lançado para o público infantil. Livros que falam da sustentabilidade, de como cuidar do dinheiro e da valorização dos idosos. O mundo é feito de gente e todas as pessoas têm que ser respeitadas na sua totalidade. Então, tenho o propósito de estimular as crianças a pensarem e formarem suas próprias opiniões para construírem um mundo melhor.”

Não é à toa que Munari participa da Feira pelo segundo ano consecutivo. Para ele está sendo uma honra. “É maravilhoso poder levar minha mensagem às crianças. Moro em Viamão e acompanho o trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria da Educação nas escolas. É muito precioso! Viajo pelo interior do Estado e tenho pra mim que Viamão é a cidade que tem um olhar diferenciado pela educação, com projetos e investimentos visando um futuro melhor para essa geração.”Munari continua fazendo o bate-papo com os estudantes hoje à tarde, às 14h30 e amanhã (08/11) às 9h30 e 14h30.

Intervenções

Pela manhã ainda teve Trilha Literária com os personagens dos contos de fadas, interação com o folclore gaúcho e encontro com personagens históricos. A estudante da escola Santa Isabel, Rebeca Machado, 9 anos, está adorando a Feira Literária. Comprou um livro para dar de presente à sua irmã e dois livros da Monster High para si. “Gosto de ler e adoro a Monster High.”

Chimarrão

Com o tema “Inovação na educação, cultivando a tradição”, o amargo não podia ficar de fora. É só levar a cuia, bomba e a térmica, que a erva-mate e a água quente é por conta da Lago Verde, que também está com a venda de ervas, cuias e bombas.

Então, vem pra Feira Literária!