18 SET 2019
Vice-governador apresenta índices do RS Seguro em Viamão

O vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, esteve em Viamão, na noite da terça-feira (17), apresentando os indicadores do RS Seguro, com destaque na redução da criminalidade em Viamão. O encontro aconteceu no Cantegril Clube e reuniu autoridades políticas e ligadas à Segurança Pública, empresários e entidades representativas.

O prefeito de Viamão, André Pacheco, destaca que a integração e o apoio entre os poderes é peça fundamental na redução dos indicadores de criminalidade na cidade. A Prefeitura de Viamão assumiu o compromisso com a instalação de 10 câmeras de videomonitoramento no Centro e outras 10, na Santa Isabel, com espelhamento para a Polícia Civil e a Brigada Militar.

"Queremos ampliar o serviço com mais 10 câmeras em locais que estão sendo definidos. Também estamos adquirindo quatro motos para dar suporte à patrulha escolar, com circulação em todo o município, e planejando implantar a Guarda Municipal. Investimos na iluminação pública e estamos trocando cerca de 1.000 lâmpadas por mês”, acrescenta André Pacheco.

O RS Seguro foi uma das primeiras ações do governo do Estado, conforme o vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior. "O que todo mundo quer é mais segurança nas ruas para se sentir mais seguro. Com um Estado mais seguro, estamos devolvendo a capacidade de investimentos e gerando mais oportunidades. O RS Seguro é um programa que mapeia e identifica as cidades e bairros com maior índice de criminalidade e desenvolve ações proativas e preventivas neste sentido”.

Em pouco mais de seis meses, o RS Seguro apresenta queda de 40% nas estatísticas, comparado ao mesmo período de 2018. “Até o final do ano, a meta é reduzir ainda mais. Por isso todo mês os dados são apresentados e avaliados em separado, criando novas estratégias para coibir a criminalidade", pontou Ranolfo Vieira Júnior.

O presidente do Cantegril Clube, delegado aposentado Eduardo Pinto de Carvalho, falou que foi uma noite histórica para o Cantegril receber a segunda pessoa mais importante do Estado. "Ainda mais sendo um assunto tão importante, como a segurança pública. O prefeito de Viamão, André Pacheco também está de parabéns pelas iniciativas e todo desempenho como gestor da nossa cidade".

Viamão é um dos 18 municípios inseridos no RS Seguro, que reúne ações da Prefeitura, Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, EPTV e Instituto Geral de Perícias. Os 18 municípios concentram 45% da população do RS, respondem por 89% dos roubos de veículos, 88% dos assaltos a pedestres e 71% das mortes violentas no Estado nos últimos 10 anos.