11 SET 2019
A “embaixada viamonense” se espraia pelo mundo

O conjunto Folclórico Arte Nativa foi fundado em 2014 por um grupo de amigos que tinham o sonho de divulgar a cultura gaúcha pelo mundo, todos com muita experiência nas danças tradicionais. A cada ano que passa, o conjunto se firma como um dos principais divulgadores da tradição.

Os viamonenses terão a oportunidade de assistir a uma apresentação especial do grupo neste domingo, dia 15 de setembro, no Parque de Eventos do Sindicato Rural. Serão três horas de espetáculos, com apresentações de dança, música ao vivo, coreografias e declamações diversas. O evento inicia às 15h.

“Sempre levamos, com muito orgulho, a bandeira do nosso município e do nosso estado por onde quer que ande, a cada dia que passa fortalecemos o nosso trabalho, aprendemos mais sobre a nossa cultura para podermos divulgar as danças, músicas, cultura e história do nosso povo em qualquer chão”, conta um dos coordenadores do Grupo, Fabiano Maciel Ferreira.

O Arte Nativa tem no currículo apresentações internacionais, como o Encontro Nacional e Internacional de Folclore (ENIF), em San Miguel, província de Tucumán, na Argentina e no Folkfaro, na cidade de Faro, em Portugal. Em 2017, cantaram o Hino Rio-grandense, em frente à icônica placa “Las Vegas Sign”, ponto turístico da cidade de Nevada.

No ano passado, o grupo participou do maior encontro tradicionalista gaúcho dos Estados Unidos em Orlando, Florida, reunindo mais de 1.500 pessoas. Lá, foi montada a primeira “embaixada viamonense” nos Estados Unidos. Um stand distribuía material de divulgação dos pontos turísticos da nossa cidade e do Rio Grande do Sul, um chimarrão e toda a hospitalidade do gaúcho.