04 SET 2019
Galera Curtição 2019 vai balançar as estruturas

Hoje aconteceu o lançamento do projeto Galera Curtição 2019, para cerca de 200 professores da rede pública, na Escola Municipal Farroupilha. Neste ano, o Galera vai abranger 4.800 alunos do 6º ao 9º anos e 400 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). E o tema principal é pra sacudir o coreto e abalar as estruturas: Compaixão.

Compaixão com o outro. Para que os alunos possam diminuir o sofrimento dos seus colegas, seja através da diminuição da violência, da escuta quando o aluno estiver com um problema. Transformar a escola num lugar de referência, de inclusão, diminuindo a evasão e melhorar o desempenho de todos. Por outro lado, compaixão também pode ser com paixão. Fazer as coisas com paixão, diminuindo o tanto faz.

Paralelo a isso, também serão abordados outros debates polêmicos, como a masculinidade saudável. A sociedade hoje está tóxica. Se fala de feminismo e violência contra as mulheres, mas não se olha a origem do problema. Temos a construção da masculinidade tóxica, com conceitos avessos: homem não pode chorar; homem é violento; homem não é sensível. Noventa e dois por cento do público do sistema prisional é do sexo masculino, sendo destes, 95% condenados por mortes violentas.

Outro dado que impressiona é que a taxa de suicídio por homens é 50% maior do que por mulheres. Isso está intimamente ligado com a construção da masculinidade, gerando violência para as mulheres, mas para os homens também. O tema da epidemia do HIV/AIDS, que cresceu 516% em adolescentes nos últimos 10 anos, também estará em discussão. Cuidados e proteção com a sua saúde.

A identidade e a autonomia serão tratadas nas oficinas. Como está sendo a construção da identidade a partir das redes sociais, onde todos são felizes? Qual sentimento que isto está gerando? Também terá a competição de programa de auditório no início do mês de novembro, onde as escolas têm desafios e ganha quem responder certo ou dentro do melhor tempo. Enfim, muita coisa pela frente. Muitos conceitos a serem transformados para a construção de uma nova sociedade, mais justa, sem preconceitos e complaciva.

Para o secretário de Educação, Carlos Bennech, o Galera Curtição vem transformando a juventude do município há três anos, com políticas articuladas entre Educação, Saúde e Assistência Social. “É no Galera que os jovens discutem assuntos polêmicos e instigantes, mas com o objetivo de fortalecer o núcleo escolar e transformar o mundo mais democrático, inclusivo e unido.”

Inscrições: As escolas já podem fazer a sua inscrição até o dia 10 de setembro, pelo site www.galeracurticao.com.br/